Olá, Home office! Não estava te esperando, mas que bom que você veio! – Parte 2

Mitos e dúvidas permeiam a mente de empregadores e empregados quando o assunto é o trabalho remoto.

A série ‘’Olá, Home office!”  Foi dividida em 4 partes, com o intuito de trazer informações a respeito desse, já antigo, novo tema.

Nesta segunda parte falaremos sobre alguns mitos referentes a essa modalidade de trabalho.

O trabalho remoto foi visto como algo muito ruim, distante é até pouco tempo, cultura de empresas multinacionais, enfrentando a resistência cultural do ponto batido nas empresas.

Existem muitos mitos quanto a essa opção, que não é menos exigente em questões produtivas, mas pode ser de muito valor quando bem elaborada e planejada.

Trabalhar remotamente, nem sempre é exatamente trabalhar de casa.

O home office é uma modalidade ligada ao trabalho remoto, de forma que (em situações não pandêmicas como essa) as pessoas podem atuar em diversos locais nessa modalidade. Pode ser uma outra filial da empresa, hotel, direto de um cliente, enfim, qualquer situação em o trabalho esteja sendo feito remotamente.

Nem todo mundo tem perfil

Infelizmente essa é uma realidade de muitas pessoas, empregadores e empregados, que não possuem o perfil para atender a essa demanda. Se a pessoa tem um perfil que precisa de alguém a orientando o tempo todo, ou se necessita de supervisão e revisão de tudo o que produz, costuma ser mais resistente a esse tipo de trabalho.

Muitas pessoas acabaram sendo desligadas, ou se desligando das empresas por conta de possuir essa característica menos dinâmica e mais acabam sendo mais impactadas por situações imprevistas. Além disso, muitas pessoas não conseguem trabalhar bem em ambiente familiar, acabam caindo em produtividade e qualidade.

Quem faz Home Office trabalha menos?

Essa é uma das afirmações mais injustas quanto a esse tipo de trabalho. Não é porque está em casa que a pessoa trabalha menos, em muitos casos, ela é mais produtiva. Se você pensar que não há horas perdidas no trânsito e nem pausas para um cafezinho, as chances de concentração aumentam, até porque, tanto para o funcionário quanto para o empreendedor ou gestor, dificilmente as atividades serão encerradas pontualmente na sexta-feira.

Nas próximas partes dessa série exploraremos mais mitos referentes a essa questão.

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