Olá, Home office! Fique à vontade, a casa é sua! – Parte 3

Existem perfis adequados para que tenha sucesso na implementação do home office em sua empresa. Saiba quais são esses perfis, e quais as vantagens você pode ter ao aderir (de vez) a essa modalidade.

A série ‘’Olá, Home office!”  Foi dividida em 4 partes, com o intuito de trazer informações a respeito desse, já antigo, novo tema.

Nesta terceira parte falaremos sobre compatibilidades de perfis (empresa e funcionário) para essa demanda à distância (talvez nem tão distante assim).

Não é para toda a empresa

Isso é uma realidade, pois depende do ramo de atuação, realmente não é cabível a toda a empresa essa modalidade. Porém, na situação atípica em que estamos, não foi difícil ver muitas empresas adaptarem rapidamente todas as suas demandas a esse tipo de serviço. Por exemplo, inserindo telefone online para a área de atendimento, ou realizando vendas online com entregas marcadas, colocando para trabalhar de casa seus vendedores antes alocados em lojas.

O mercado exige adaptações

Não precisa ocorrer uma tragédia para saber que precisamos atuar com planejamentos. Basta lembrar de alguns apagões que já ocorreram, ou de alguma vez em seu escritório que houve uma queda brusca de energia ou internet. Nessas situações a empresa para, ninguém produz. Se em seu plano há uma ação prevista para essas situações, saberá que, se as pessoas forem para suas casas, aquele dia de trabalho não será improdutivo.

Esteja preparado

Para que seu plano de ter um time de funcionários em casa, de forma fixa ou sazonal, funcione, precisa de suporte.

Mantenha atualizada a sua empresa nas questões de suporte e sistema. Atue com a gestão da infraestrutura da empresa para que tudo funcione quando precisar.

Invista em softwares modernos, sistemas que suportem todos os envolvidos conectados ao mesmo tempo, enfim, minimize as possibilidades de erros de suporte, pois para cobrar seu funcionário, precisa oferecer situações que possibilitem atender as necessidades da rotina da sua empresa. Situações essas que devem ser minimamente iguais as que são oferecidas no escritório.

Há mais vantagens que desvantagens

Ainda que expusemos muitas situações que possam falhar, o trabalho na modalidade Home office possui mais vantagens que problemas, e agrada a todos, muito mais que desagrada.

As pessoas gostam de não ter que sair correndo por conta de horário, preferem a alimentação caseira e acabam trabalhando mais horas porque estão mais descansadas do trajeto, trânsito e, em algumas situações, do ambiente barulhento.

Na próxima e última parte dessa série falaremos mais sobre gestão e foco relacionados a essa modalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.