Fascismo: tudo aquilo que você precisa saber!

Você sabe o que foi o Fascismo?

O Fascismo é um sistema político que surgiu após o fim da Primeira Guerra Mundial. Ele foi liderado por Benito Mussolini e era totalitarista.

O movimento assume uma grande importância no contexto europeu do século XX. Dessa maneira, ele costuma aparecer com frequência em questões de prova, muitas vezes associado ou comparado ao Nazismo.

O artigo de hoje vai trazer um resumo das principais características que você precisa saber sobre o sistema de Mussolini.

Fascismo: Definição

O fascismo é um dos tantos movimentos de manifestações extremistas da direita conservadora. Ele foi, de maneira ampla, um movimento político e social que usava de uma retórica populista para persuadir a população.

Além disso, o Fascismo também era um sistema política de cunho nacionalista, antiliberal e antissocialista.

Ele surgiu no fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919. O  Fascismo só conhece seu fim em 1943, no meio da Segunda Guerra.

O seu líder era o italiano Benito Mussolini. Além disso, o seu movimento influenciou diversos outros no continente Europeu e em todo o mundo (até mesmo no Brasil).

A palavra fascismo vem do latim fascio (feixe), já que o símbolo fascista era o fascio littorio, um machado envolvido em um feixe de varas. Esse objeto era usado pelo Império Romano como um símbolo de união.

Vale ressaltar que Mussolini tinha como um de seus moldes o próprio Império Romano

Fascismo: características

O Fascismo italiano possui algumas características que identificam o movimento. Vamos ver, a seguir, as principais.

  • Sistema de um partido único (que seria o próprio partido fascista).
  • Culto ao líder, ou seja, à Mussolini.
  • Expansão imperialista, baseada na violência e na conquista de territórios.
  • Exaltação dos valores tradicionais e dos valores do Império Romano.
  • Desprezo pelo socialismo, comunismo e anarquismo.
  • Populismo como meio de persuadir as massas
  • Controle total da cultura pelo Estado Fascista

Fascismo: Marcha sobre Roma

Em outubro de 1922,  Mussolini anunciou a “Marcha sobre Roma”, em que cinquenta mil fascistas dirigiram-se à Roma. Então, o rei Vitor Emanuel III convidou o líder dos fascistas, Benito Mussolini, para formar o Governo. Em 1924, Mussolini se torna oficialmente o Duce (“líder”, em italiano).

Aos poucos, uma ditadura foi instaurada. O governo manteve as aparências de monarquia parlamentarista, mas Mussolini possuía plenos poderes.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.