O que pode causar estresse no trabalho?

Saiba quais são as possíveis causas das crises de estresse no trabalho.

Entender o que pode causar estresse no trabalho pode ser um bom ponto de partida para quem almeja um dia a dia mais tranquilo e sem tantas “emoções negativas”. Para isso, portanto, convidamos você para acompanhar o nosso conteúdo de hoje e saber mais sobre o tema. Continue lendo.

O que pode causar estresse no trabalho?

São diversos os fatores envolvidos com o estresse no trabalho. Inclusive, as razões podem estar associadas às questões externas e pessoais, e não necessariamente com o trabalho. Mas, no conteúdo de hoje vamos nos ater as causas corporativas do estresse. Veja abaixo:

1- Excesso de trabalho e falta de organização

O excesso de tarefas é praticamente o campeão quando pensamos no que pode causar estresse no trabalho. A nível de exemplo, pare e reflita sobre quantas vezes você se sentiu extremamente estressado por simplesmente ter muita coisa para resolver, fazer, delegar, etc.

Tudo isso pode ficar ainda pior quando a sua rotina não é organizada. Se você não sabe o que deve ser feito a cada dia, no fim do mês sentirá uma pressão psicológica muito forte. Portanto, comece a se organizar melhor, não aceite toda demanda de trabalho e aprenda a delegar tarefas.

2- Problemas com relacionamentos interpessoais

Os relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho podem ser uma peça-chave para um dia a dia mais motivador ou, pelo contrário, mais estressante e desanimador. Por isso é fundamental que você analise as suas relações e saiba manejá-las da melhor forma possível.

Se há um companheiro de trabalho que “lhe tira do sério”, não fique forçando uma amizade. Foque em se organizar para reduzir a relação ao profissional. Simples assim.

3- Pressão psicológica constante

Se você tem sentido que o seu chefe está pressionando demais a equipe, saiba que isso também pode causar estresse no trabalho. Portanto, você deve analisar como está a sua rotina e como você tem lidado com prazos e pressões.

Se a sobrecarga no trabalho é uma realidade, vale procurar o seu gestor e conversar sobre o assunto. Não tenha medo de ser sincero.

4- Falta de pausas e hábitos saudáveis

A falta de pausas também é uma das maiores causas do estresse no trabalho. Afinal, erroneamente as pessoas tendem a romantizar as situações de excesso e cansaço intenso, o que na verdade apenas reflete o quanto a rotina não é saudável.

Por isso, antes de simplesmente tentar “fazer o máximo possível” sem parar, foque em fazer pausas inteligentes, que melhorem o seu foco, concentração e memorização, e considere ainda incluir hábitos saudáveis no trabalho.

Tudo isso, somado, fará com que o seu rendimento aumente e as crises de estresse diminuam consideravelmente.

5- Dificuldade para dizer “não” ao chefe ou colegas

A dificuldade para negar uma demanda, seja para o chefe ou para um colega, também é o que pode causar estresse no trabalho. Sendo assim, antes de simplesmente aceitar qualquer demanda de outra pessoa, diga que irá analisar a situação e ver se é possível encaixá-la na sua rotina.

Caso não seja possível, não tenha medo de negar! É seu direito dizer “não” quando determinada ação está fora do seu alcance. Respeite os seus limites.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.