Escola Montessoriana: Entenda como funciona atualmente

As escolas Montessori seguem a filosofia de Maria Montessori, a primeira médica italiana que dedicou sua vida a descobrir mais sobre como as crianças aprendem.

Atualmente existem escolas Montessori em todo o mundo. Entenda melhor sobre o método e a base de seus ensinamentos.

Método Montessori atualmente

Existem atualmente mais de 20.000 escolas Montessori em todo o mundo, que educam crianças do nascimento aos 18 anos. A maioria das escolas atende crianças de cerca de 2 ou 2,5 anos a 5 ou 6 anos de idade.

As escolas que usam o nome “Montessori” em seus títulos variam em relação a quão estritamente eles aderem aos métodos Montessori, então os pais devem se certificar de pesquisar os métodos da escola cuidadosamente antes de matricular seus filhos.

O conceito original de escolas Montessori diz que as instituições pretendem estimular a criatividade de seus alunos, incentivando-os a jogar de forma independente.

Crianças e jovens geralmente podem escolher com o que brincar e interagir com materiais Montessori ao invés de brinquedos tradicionais. Por meio da descoberta, em vez da instrução direta, eles trabalham para desenvolver independência, autossuficiência e confiança.

Estrutura da educação montessoriana

Normalmente, as salas de aula possuem móveis de tamanho infantil e os materiais são colocados em prateleiras onde as crianças podem alcançá-los. Os professores geralmente apresentam os materiais e as crianças podem escolher quando usá-los.

Os materiais montessorianos, a saber, costumam ser de natureza prática e incluem jarras para medir, materiais naturais, como conchas, quebra-cabeças e blocos. Geralmente são peças construídas em madeira ou então têxteis. Os materiais também ajudam as crianças a desenvolver habilidades como botões de aperto, medição,

Além disso, as salas de aula recebem crianças de idades variadas. De acordo com o método, o objetivo é que as crianças mais velhas possam ajudar a ensinar as mais novas, aumentando assim a autoconfiança das de maior idade.

Além disso, o mesmo professor geralmente fica com as crianças durante todo o tempo em um grupo e, portanto, os professores conseguem conhecer os alunos muito bem e ajudar a orientar seu aprendizado.

Entenda melhor neste artigo – Educação Montessoriana: Conheça o método e 3 pilares principais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.