O que ocasionou a formação dos Estados Nacionais na Idade Média?

A Formação dos Estados Nacionais: saiba tudo sobre essa transformação medieval!

A Formação dos Estados Nacionais ou dos Estados-Nação foi uma importante e crucial transformação que ocorreu no fim da Baixa Idade Média.

O evento afetou diversos países europeus ao mesmo tempo e, com isso, ocasionaria consequências futuras também no Novo mundo.

Dessa maneira, não é de se surpreender que essa transformação seja tão cobrada em provas de História, principalmente nos vestibulares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais característica sobre esse acontecimento.

Os Estados Nacionais: Definição

O Estado Nacional, ou Estado-Nação, é, de maneira simplista, um país. As características básicas para se considerar determinado território como um Estado Nacional é a existência de soberania política e militar dentro do mesmo. Além disso, a existência de fronteiras também é crucial para esse conceito

Outra característica importante é a cultura. Pessoas que vivem em determinado Estado-Nação compartilham cultura, idioma, moeda, hino do país e outros aspectos socioculturais.

Mesmo que existam diferentes manifestações culturais e religiosas dentro de um mesmo território, de maneira geral, existe uma parcela de aspectos que é compartilhada pelo povo.

No Brasil, por exemplo, existem diversos regionalismos linguísticos e culturais, mas todo o povo brasileiro compartilha um mesmo idioma e uma cultura.

A Formação dos Estados Nacionais: Contexto histórico

A ideia de Estado-Nação surgiu no final do século XVII e início do XIX. Com o advento da Revolução Industrial e a expansão da industrialização, o comércio ganhou espaço.

Assim, essa expansão do comércio na Baixa Idade Média ocasionou também um aumento da qualidade de vida e da densidade demográfica, o que levou ao surgimento da expansão das populações.

Com essas últimas, reivindicações passaram a ser feitas para que houvesse autonomia política dentro de determinado território de acordo com a cultura do povo que nele vivia e se expandia.

Além disso, o expansionismo popular e comercial levou à criação de moedas, estradas, portos e outros recursos que identificariam o território como um único espaço: um país.

É claro que, nesse mesmo, houve uma resistência dos senhores feudais e da Igreja em ceder os seus poderes para um único governo de um Estado Nacional Unificado.

Porém, essas ideologias e esses interesses foram superados e combatidos pelos monarcas, ocasionando a criação dos Estados Nacionais em diversos territórios europeus.

O fortalecimento de determinada região passa a ser prioridade, assim como a estabilidade econômica e a proteção de mercado, que só poderiam ser atingidas com a unificação territorial.

Igualmente, o surgimento dos Estados Nacionais ocasionou também o início de um sentimento nacionalista dentro de diversas populações, contribuindo para a consolidação de seus costumes e de seus idiomas.

A Formação dos Estados Nacionais: Países Europeus

O processo de formação dos Estados Nacionais ocorre de forma vasta por toda a Europa.

Na França, ele é consolidado com a dinastia Valois do monarca Felipe, o Belo. Na Inglaterra, por sua vez, ele ocorre pelas mãos da Dinastia Plantageneta.

Por fim, ele ocorre também na Espanha, mas de maneira tardia, com o casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.