O que é preciso para franquear uma empresa?

Veja algumas dicas para expandir seu negócio

A sua empresa está caminhando em passos sólidos e chegou a hora de expandir? Se seu empreendimento chegou nesse momento, é natural que várias possibilidades de ampliação comecem a surgir. Uma das alternativas para aumentar a sua rede de negócios é a abertura de franquias. Esse modelo de mercado vem crescendo no mundo empresarial, mas ainda há muitas dúvidas sobre como franquear, os benefícios e os desafios. Veja aqui, no dicas de empreendedorismo, o que é preciso para franquear uma empresa

Mas o que é franquia?

Antes de você saber o que é preciso para franquear uma empresa, vamos listar, então, as principais características de uma franquia

A dinâmica da franquia é desenvolvida, então, com a cópia e a transferência do modelo de operação para outro ponto comercial, com as devidas autorizações e transações financeiras com quem detém os direitos ou criou aquele modelo inicial, no caso, a empresa inicial. O maior exemplo desse modelo é o Mc Donald. 

De acordo com a Lei 8.955/94, o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Também pode ser transferido o uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou, ainda, o sistema operacional do franqueador. Esse modelo acontece mediante a remuneração direta ou indireta, mas sem vínculo empregatício. 

Atualmente, há diversos modelos de franquias disponíveis. As divisões servem, então, para diferenciar as condições financeiras e estruturais das empresas e empreendedores, além da forma de atuação no mercado. 

Existem as franquias unitárias, master, franquia de desenvolvimento de área, microfranquia, shop in shop, de conversão, combinada e social. 

Veja o que é preciso para franquear uma empresa - Reprodução Freepik
Veja o que é preciso para franquear uma empresa – Reprodução Freepik

O que é preciso para franquear uma empresa

De forma básica, o primeiro passo para franquear uma empresa é enquadrá-la, então, dentro dos regulamentos e leis da franquia. 

Além disso, é preciso uma proposta de negócio atraente para os futuros franqueados e um bom projeto de implantação e suporte às novas unidades.

Quer saber o passo a passo desse modelo? Veja, então, o que é preciso para franquear uma empresa. Confira:

Faça uma análise financeira do seu negócio

Faça uma análise financeira profunda da sua empresa. É essencial, então, que o seu negócio gere lucros para poder oferecê-lo como um modelo bem sucedido de franquia. Assim, ele será atraente para aqueles que desejam adquirir o empreendimento. Caso não seja atraente financeiramente, você deve aguardar um momento mais propício para aderir ao modelo. 

Processos operacionais sólidos

Sua empresa deve ter processo operacional sólido para que eles possam ser repetidos na abertura de franquias. Esses processos devem ser, então, padronizados e não podem variar de acordo com o responsável por cada etapa. Essa é uma questão muito importante, pois impacta diretamente na réplica de negócios que você irá oferecer. 

Processo de formatação

Você deve realizar o processo de formatação da franquia. Isto é, documentar todo o desenvolvimento e planejar a expansão, além de toda a adequação jurídica, contratos e criação do Circular de Oferta da Franquia (COF).

O COF é o documento desenvolvido pela franqueadora para apresentar todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes, demonstrativos econômicos, jurídicos e operacionais da franquia. Deve ser, então, criterioso, claro, conciso e completo.

A empresa tem obrigatoriedade legal de apresentar o COF ao candidato a franqueado antes da assinatura do contrato de franquia. Um documento bem estruturado vai, então, destacar os pontos fortes da empresa, facilitando na hora da venda de unidades.

Além disso, você precisa ter condições financeiras e operacionais para oferecer o suporte adequado a sua rede de franqueados. Isso também faz parte do seu processo de formatação. 

Processo de seleção

Você deve selecionar o franqueado para sua rede. Ele deve ter, então, um perfil apropriado para poder crescer e gerar receitas para a empresa. Por isso, o processo de seleção de franqueados é uma das etapas mais importantes na venda de uma franquia. Ela deve ser feita sem afobação e com racionalidade. 

Se você tiver franqueados na sua rede com perfil adequado, eles irão, então, auxiliar muito no crescimento da rede e na venda de novas unidades.

Viu como é importante entender os processos de como expandir uma empresa em franquias? Com essas dicas do que é preciso para franquear uma empresa você fará, então, uma transição com qualidade e segurança. Entenda adequadamente cada passo e tenha sucesso na sua expansão. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.