Perdeu o prazo de declaração? Veja o que acontece se não declarar Imposto de Renda

Saiba as implicações e o que fazer nesse caso

O último dia para realizar a declaração do Imposto de Renda foi no dia 31 de maio. Se você não enviou a sua documentação até esse dia, você está atrasado. Mas, ainda há o que fazer para não piorar a situação. Se você perdeu o prazo, saiba que tem como enviar a declaração e ficar regular com o Governo Federal. Veja agora o que acontece se não declarar Imposto de Renda na matéria dessa segunda-feira (06) do Notícias Concursos.

Além da multa, há implicações legais para quem não realizou os procedimentos para declaração. A multa pode ser de R$ 165,74 até a quantia de 20% do valor que está sendo devido do imposto. O valor da multa passa a ser calculado do dia que encerrou o prazo até o dia que a declaração for enviada. Mas, o que acontece se não declarar o Imposto de Renda?

Assim, leia mais: Saiba como realizar o cadastro único para programas sociais do Governo Federal

Perdi o prazo, o que devo fazer?

A primeira coisa que você deve saber é que você ainda pode realizar sua declaração. Então, tenha em mente que, o quanto antes fizer, melhor. A multa que incidirá é sobre o valor devido de imposto. Ela pode variar de 1% até 20% ao mês. Mas, se você achava que a multa era de apenas R$ 165,00, fique esperto.

O ideal é sempre estar atento aos prazos fornecidos pelo Governo e realizar todos os procedimentos necessários a fim de evitar o pagamento dessa quantia a mais, além de todos os outros transtornos que podem te ocasionar. Depois de enviar os documentos, você terá até 30 dias para pagar a multa. Se a quantia for muito alta, o valor pode ser parcelado em até 60 vezes.

Perdeu o prazo de declaração? Veja o que acontece se não declarar Imposto de Renda
Perdeu o prazo de declaração? Veja o que acontece se não declarar Imposto de Renda – Canva Pro

Dessa forma, confira: O que significa x2 no caixa tem? Decifre essa mensagem da poupança digital

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Veja as implicações legais do descumprimento

Se a pessoa não enviar a declaração, mesmo que seja depois do prazo, será gerada uma infração com multa de 75% sobre o valor devido (mais os juros). Além disso, ocorrerá outros transtornos como:

  • Bloqueio do CPF;
  • Impossibilidade de tirar passaporte;
  • Proibição de abrir conta-corrente;
  • Prestar concurso público;
  • Não poder realizar financiamentos;
  • Etc.

Ou seja, os transtornos são inúmeros para quem opta por não realizar a declaração. Se você apenas se esqueceu do prazo é totalmente possível que sua situação seja solucionada. Para isso, é importante que você faça o procedimento o mais rápido possível a fim de diminuir a multa. Tudo o que descrevemos é o que acontece se você não declarar o Imposto de Renda, por isso, regularize o caso e fique livre de dores de cabeça.

Portanto, veja mais: X3 Caixa Tem: o que quer dizer essa mensagem?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.