Planejamento financeiro e suas objetividades
É muito importante o planejamento financeiro para todas as famílias, independentemente de sua renda mensal. Haja vista que através de um planejamento é possível disponibilizar uma reserva de emergência para momentos específicos. Bem como, é possível viabilizar uma poupança para diversas objetividades.
Mapeamento de sua situação real
No entanto, o seu planejamento financeiro pessoal pode começar através de um mapeamento de sua situação real, sendo esse um ponto de partida para que você tome decisões e atitudes econômicas.
Separe seus gastos fixos de seus gastos variáveis
Sendo assim, separe seus gastos fixos de seus gastos variáveis para que você tenha clareza sobre o que deve ser pago e o que pode ser modificado. Uma vez que essas contas de consumo, como o fornecimento de energia elétrica, água, internet, telefone, aluguel e supermercado, são os seus custos fixos. Já todos os demais são variáveis e, teoricamente, você pode verificar o que pode ser modificado em seus hábitos para reduzir os custos.
Você pode realizar trocas inteligentes
Além disso, você pode realizar trocas inteligentes. Por exemplo, é possível trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade para que você economize em longo prazo.
Bem como, você pode trocar em uma conta bancária tarifada por uma conta bancária isenta de taxas, como as contas oferecidas pelas fintechs.
Além disso, é possível ter metas imediatas, ao passo que se cria um planejamento pensando em longo prazo. Dessa forma, poderá se direcionar financeiramente para que possa alcançar seus objetivos pessoais.
É importante que tenha a poupança como um hábito
Bem como, é importante que tenha a poupança como um hábito. A poupança deve ser focada como um hábito, ainda que o objetivo inicial seja uma reserva de emergência.
Dessa forma, você poderá direcionar os valores economizados para a poupança, ainda que seja um valor baixo. Pois, o seu foco é a mudança de hábitos, posteriormente, você poderá direcionar valores mais elevados para essa finalidade.
O planejamento financeiro visa controlar seus hábitos de rotina
Assim sendo, o planejamento financeiro visa controlar seus hábitos de rotina, bem como, verificar possibilidades de mudanças na sua rotina que gerem economia.
Além disso, ao focar em seus hábitos e realizar os controles pertinentes aos seus gastos, irá mudar a sua relação com o dinheiro, o que será extremamente favorável em longo prazo. Por isso, a poupança deve ser um hábito e suas metas pessoais devem ser direcionadas.