O mundo em alerta: 5 países sofrem com enchentes devastadoras na mesma época

Saiba como as mudanças climáticas deixam todo o globo terrestre em alerta

O mundo está sofrendo com as consequências das mudanças climáticas, que se manifestam em eventos extremos como enchentes, secas, ondas de calor, furacões e incêndios florestais. Neste artigo, vamos abordar o que está acontecendo com o mundo. Sendo assim, conheça 5 países com enchentes devastadoras na mesma época. Ademais, saiba quais são as causas, os impactos e os desafios para enfrentar essa situação.

Por que as enchentes estão acontecendo simultaneamente em vários países do mundo?

As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem quando o volume de água nos rios ou córregos ultrapassa a capacidade de escoamento e transborda pelas margens. Aliás, elas se relacionam principalmente com as chuvas, que podem variar em intensidade, duração e frequência. 

No entanto, as mudanças climáticas provocadas pela ação humana estão alterando o regime das chuvas em diferentes regiões do mundo, tornando-as mais irregulares e extremas. Logo, isso significa que alguns lugares podem receber mais chuva do que o normal em um curto período de tempo, enquanto outros podem sofrer com a escassez de precipitação por longos períodos.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, o mundo está na rota para um aquecimento global de mais de 2°C. Logo, o que traria consequências devastadoras para a humanidade e a biodiversidade. 

Uma das consequências é o aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, como as enchentes. Por isso, é possível observar que vários países estão sofrendo com inundações simultâneas ou em um curto intervalo de tempo, mesmo que estejam localizados em diferentes continentes ou hemisférios. 

Aliás, isso mostra que as mudanças climáticas não respeitam fronteiras e afetam a todos.

O mundo em alerta 5 países sofrem com enchentes devastadoras na mesma época
O mundo em alerta 5 países sofrem com enchentes devastadoras na mesma época. Foto: Canva

Brasil: ciclone deixa rastro de morte e destruição no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul foi surpreendido por um ciclone violento no começo de setembro, que trouxe chuvas volumosas e ventos arrasadores para diversas áreas. Assim, o evento climático resultou em pelo menos 41 vítimas fatais, sobretudo na região do Vale do Taquari, onde cidades ficaram inundadas e milhares de pessoas perderam suas casas. 

Esse foi o mais recente e mais grave de uma sequência de calamidades climáticas que ocorreram nos últimos meses no país. Aliás, que também enfrentou geadas, incêndios e seca.

Grécia: inundações arrasam a região da Tessália

A Grécia sofreu com as chuvas torrenciais que caíram sobre a região da Tessália na primeira semana de setembro. Na ocasião, causaram enchentes devastadores que tiraram a vida de sete pessoas e deixaram centenas de moradores isolados. 

Os bombeiros, com o apoio do exército, fizeram operações de evacuação e resgate em vários povoados cercados pelas águas. Enquanto, as inundações também provocaram prejuízos à infraestrutura, à agricultura e ao patrimônio histórico da região.

Hong Kong: cidade enfrenta as piores chuvas em 140 anos

Na Ásia, Hong Kong enfrentou as piores enchentes desde 1884, que deixaram ruas e estações de metrô submersas e interromperam as aulas. Aliás, a cidade registrou 600 mm de chuva em 24 horas, o que equivale a 25% da média anual de precipitação. 

Um alerta preto, o nível mais grave, foi emitido, e os moradores foram orientados a permanecer em casa. Assim, as autoridades informaram que vários bairros ficaram alagados e que os serviços de emergência estavam realizando operações de resgate.

Turquia: país sofre com enchentes e incêndios no mesmo mês

A Turquia também foi palco de eventos climáticos extremos em agosto, quando sofreu com enchentes e incêndios florestais no mesmo mês. As inundações atingiram principalmente as províncias de Kastamonu, Sinop e Bartin, no norte do país. No país, pelo menos, 82 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas. 

As chuvas também danificaram casas, pontes, estradas e redes elétricas. Antes disso, o país enfrentou os piores incêndios florestais da sua história, que consumiram mais de 200 mil hectares de vegetação no sul e no oeste do país.

Bulgária: país declara estado de emergência após fortes chuvas

A Bulgária também foi afetada por fortes chuvas em agosto, que causaram enchentes devastadoras em várias partes do país. Enquanto, o governo declarou estado de emergência em 11 municípios, onde as águas danificaram casas, estradas, pontes e plantações. 

Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em decorrência das enchentes. O país recebeu ajuda humanitária da União Europeia para lidar com a situação.

As enchentes simultâneas que atingiram vários países ao mesmo tempo mostram a necessidade de mais ações para combater as mudanças climáticas e se adaptar aos seus efeitos. 

Segundo a ONU, o mundo está na rota para um aquecimento global de mais de 2°C. Logo, o que traria consequências devastadoras para a humanidade e a biodiversidade. 

Para evitar esse cenário catastrófico, é preciso reduzir as emissões de gases de efeito estufa e seguir as metas do Acordo de Paris. Afinal, somente assim poderemos garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.