O efeito da valorização cambial na relação DLSP/PIB e outras atualizações do Banco Central

Confira as atualizações do Banco Central do Brasil sobre o efeito da valorização cambial na relação DLSP/PIB e outros dados oficiais. Saiba mais!

Conforme recente atualização do Banco Central do Brasil (BCB), divulgadas na data desta publicação, 31 de maio de 2022, no ano, o aumento de 0,6 p.p. na relação DLSP/PIB foi influenciada pelo efeito da valorização cambial acumulada de 11,9% (aumento de 1,9 p.p.), pelos juros nominais apropriados (aumento de 1,7 p.p.), pelo efeito da variação da cesta de moedas que compõem a dívida externa líquida (aumento de 1,0 p.p.), pelo crescimento do PIB nominal (redução de 2,3 p.p.), e pelo superávit primário acumulado (redução de 1,6 p.p.).

O efeito da valorização cambial na relação DLSP/PIB e outras atualizações do Banco Central

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), a DBGG – que compreende Governo Federal, INSS e governos estaduais e municipais – atingiu 78,3% do PIB (R$7,1 trilhões) em abril de 2022, redução de 0,2 p.p. do PIB no mês. 

O crescimento do PIB nominal

Essa evolução decorreu, principalmente, do efeito do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nominal (redução de 0,9 p.p.), dos resgates líquidos de dívida (redução de 0,2 p.p.), dos juros nominais apropriados (aumento de 0,8 p.p.), e do efeito da desvalorização cambial (aumento de 0,2 p.p.), destaca o Banco Central do Brasil (BCB), sobre os fatores que impactam a relação DLSP/PIB. 

O efeito da valorização cambial acumulada e dos juros nominais apropriados

De acordo com a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), no acumulado no ano, a redução de 2,0 p.p. decorreu do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nominal (redução de 3,2 p.p.), dos resgates líquidos de dívida (redução de 1,0 p.p.), do efeito da valorização cambial acumulada (redução de 0,6 p.p.) e dos juros nominais apropriados (aumento de 2,8 p.p.).

As variações na taxa de câmbio e as elasticidades da DLSP e da DBGG 

O Banco Central do Brasil (BCB) atualiza as elasticidades da Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) e da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), bem como, seus impactos  nas variações na taxa de câmbio, na taxa de juros e nos índices de preços para o mês de abril de 2022.

Acompanhe as informações oficiais 

É importante o acompanhamento oficial das atualizações do Banco Central do Brasil (BCB), visto que diversos fatores impactam a economia e, por conseguinte, a inflaçãoPor isso, acompanhe as atualizações periódicas do Banco Central do Brasil (BCB) sobre os resultados fiscais, bem como sobre outros assuntos atuais e relevantes para o atual cenário econômico. 

As estatísticas fiscais são divulgadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) de forma periódica, visto que diversos fatores impactam os resultados apresentados. Por isso, os percentuais podem variar bastante quando comparados com o período anterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.