O Descobrimento do Brasil: um resumo

Entenda de uma vez esse assunto!

O Descobrimento do Brasil: vai cair na sua prova!

Oficialmente, o Brasil foi descoberto pelos portugueses no dia 22 de abril do ano de 1500. 

O tema é alvo de diversas controvérsias e discussões, que podem, inclusive, serem abordadas por questões de história do Brasil nos vestibulares.

O Descobrimento do Brasil: introdução 

O descobrimento do Brasil ocorreu, como mencionado, no ano de 1500, quando uma expedição portuguesa, liderada pelo navegador Pedro Álvares Cabral, chegou ao país. 

O Descobrimento do Brasil: o uso do termo

Muitos historiadores questionam o uso do termo “descobrimento” do Brasil, fazendo com que esse tópico também seja abordado por muitos vestibulares. Isso porque, o uso dessa expressão foi criada, segundo esses estudiosos, sob influência do eurocentrismo dos europeus, uma vez que já haviam povos nativos que habitavam no local, o que faz com que ele, dessa maneira, já tivesse sido “descoberto”.

Assim, o termo “chegada” dos portugueses/europeus ao Brasil seria mais adequado. Por fins práticos, utilizaremos as duas expressões nesse artigo.

O Descobrimento do Brasil: contexto histórico

O descobrimento do Brasil ocorreu na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, durante as denominadas Grandes Navegações, em que os europeus desbravavam terras desconhecidas do Atlântico e do Oriente em busca de colônias, de especiarias e de metais preciosos.

Devido aos mais variados motivos, Portugal e Espanha foram os dois países pioneiros nessas navegações, conquistando muitos territórios no continente americano.

O Descobrimento do Brasil: a chegada

Segundo historiadores, os portugueses teriam desembarcado no que hoje conhecemos como Bahia. Treze embarcações que, juntas, abrigavam mais de 1000 marinheiros e navegadores, chegaram ao Novo Mundo em 22 de abril do ano de 1500. Nos primeiros dias, os portugueses exploraram o litoral do país, entrando em contato com os índios que lá habitavam.

Apesar desse contato inicial, o Brasil só seria oficialmente colonizado a partir do ano de 1530, devido à um desinteresse inicial dos portugueses pelas terras descobertas. 

O Descobrimento do Brasil: Carta de Pêro Vaz de Caminha

A Carta de Pêro Vaz de Caminha, escrivão membro da frota de Cabral, é muito abordada por diversos vestibulares e pela prova do ENEM. Isso porque, foi por meio dela que  D. Manoel I, o rei português, ficou sabendo da descoberta dos novos territórios. 

No texto, o escrivão descreve a biodiversidade do território, os nativos que aqui habitavam e a primeira missa, que havia sido celebrada no Brasil quatro dias após a chegada dos europeus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.