O Desafio de Iniciar no Ramo dos Investimentos

Para iniciar no ramo dos investimentos é fundamental que se atente a alguns pontos relevantes. Saiba quais são esses pontos!

O que você precisa saber antes de iniciar no mundo dos investimentos?

Para quem deseja iniciar no ramo dos investimentos é muito importante que aprofunde seu conhecimento antes de retirar todo o valor da sua poupança e direcionar para outras opções.

A poupança é tida como uma opção muito segura dentro do mercado de investimentos e faz parte do tradicionalismo financeiro dos hábitos brasileiros. No entanto, não é a única opção, inclusive o mercado de investimentos oferece opções mais rentáveis.

No entanto, para quem nunca diversificou os seus investimentos é muito importante que se atente para que não caia em golpes.

Busque conhecimento em fontes confiáveis 

Sendo assim, primeiramente, busque conhecimento. Sendo assim, conheça o funcionamento dos investimentos para iniciantes. Principalmente, busque por fontes confiáveis.

Há muitas informações em sites oficiais, como o site da B3 e sites de várias corretoras de valores e bancos. Além disso, você deve buscar informações sobre o sistema financeiro por meio de vídeos e livros sobre o assunto, elaborados por profissionais do ramo.

Cuidado com promessas milagrosas

 O mercado de investimentos oferece oportunidades, mas todo investimento oferece riscos. Por isso, tenha cuidado com propostas de lucros exorbitantes e totalmente fora da realidade do mercado financeiro. 

Sendo assim, para que você tenha uma base de valores e rentabilidades, pesquise sobre essas opções em sites oficiais.

 As taxas intermediadoras

Há diversas corretoras de valores e instituições bancárias que na atualidade não cobram taxas intermediadoras, ao passo que há outras que cobram.

Por isso, analise antes de fechar um contrato. Já que você pode iniciar no mercado de investimentos sem precisar de intermediários.

 Comece pelas opções de renda fixa

 Os investimentos de renda fixa geralmente são indicados para iniciantes. Já que é possível saber o valor que será resgatado ao final do prazo contratado.

No entanto, é um rendimento menor do que os prometidos pelas opções variáveis. Porém, as rendas variáveis são voláteis, assim como todo o fluxo financeiro. 

Opções flexíveis

Por isso, comece pelas opções de renda fixa que são flexíveis. Por exemplo, o Tesouro Direto permite que você invista a partir de R$ 30. Sendo assim, você pode investir valores baixos para entender o comportamento desse mercado.

 Conforme você adquire confiança e se sente seguro, você pode direcionar valores mais elevados. Além disso, não há nenhum impedimento para que você mantenha uma reserva de emergência na poupança e diversifique seus investimentos para outros objetivos.

Pois, o mais importante é que você entenda o fluxo e os riscos de cada opção para não perder o seu investimento e as suas possibilidades de ganhos no mercado financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.