O cartão de crédito irá acabar? Entenda mudança após o pix

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, pegou os brasileiros de surpresa. Recentemente, ele falou sobre a possibilidade de extinguir o cartão de crédito no Brasil, e isso poderá acontecer graças ao Pix.

Desde o seu lançamento em 2020, o Pix passou a ser utilizado cada vez mais pelos brasileiros, recebendo a aprovação da maior parte da população, que não tem muito o que reclamar do sistema.

A propósito, o Pix é um meio de pagamento instantâneo que consiste na transação de valores financeiros entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Isso o torna rápido e prático, sem contar que o sistema também é bastante seguro.

Todos esses pontos positivos ajudaram a ferramenta a cair na graça dos brasileiros. Aliás, é sob essa ótica que o presidente do BC fez algumas declarações há cerca de duas semanas sobre a extinção do cartão de crédito.

Como o Pix pode acabar com o cartão de crédito?

De acordo com cálculos do BC, houve mais de 3,5 milhões de transações via Pix até o dia 31 de julho. Em suma, estas operações somaram aproximadamente R$ 1,4 trilhão, montante que reflete a utilização disseminada entre os brasileiros.

Na última segunda-feira (29), durante um evento do Fundo Comunitário Keren Hayesod, Campos Neto afirmou que o Pix vai assumir o lugar dos cartões de crédito no país em algum momento. A declaração foi feita com bastante certeza porque o BC já vem planejando aumentar as suas funcionalidades do sistema de pagamento instantâneo.

Inclusive, a imprensa está chamando a nova funcionalidade de “Pix crédito”, apesar de não haver qualquer previsão em relação a seu lançamento. Em síntese, esta nova função teria o poder de dispensar as bandeiras dos cartões de crédito, promovendo uma redução dos custos e das taxas de juros, pois haveria uma intermediário a menos no processo de utilização dos cartões.

Durante um evento em Curitiba, realizado há cerca de duas semanas, o presidente do BC já havia levantado a possibilidade de dar um fim aos cartões de crédito.

Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix“, disse Campos Neto.

Presidente do Banco Central fala sobre fim dos cartões de crédito
Presidente do Banco Central fala sobre fim dos cartões de crédito. Imagem: Agência Brasil.

Pix Automático

O Banco Central vem estruturando outras modalidade do Pix para aumentar os serviços oferecidos à população. Segundo o jornal Estadão, a autarquia está trabalhando em duas ramificações do sistema de pagamentos: o Pix Automático e o BolePix.

Em resumo, o Pix Automático funcionará como uma versão do débito automático, de maneira mais aprimorada. Este serviço vai permitir aos usuários o pagamento de despesas recorrentes, como contas de luz, água e telefone, e dívidas parceladas a longo prazo.

A saber, o funcionamento do Pix Automático ocorrerá através do convênio entre a prestadora de serviços e os bancos. O periódico também revelou que, normalmente, poucos bancos oferecem essa modalidade. Portanto, a nova modalidade deverá impactar fortemente a concorrência.

O sujeito vai conseguir estabelecer o Pix automático no balcão da academia com o celular“, explicou o diretor do BC, Renato Dias de Brito Gomes, ao jornal. O serviço deverá começar a valer no país até o final do ano.

BolePix

Já o BolePix terá uma funcionalidade completamente diferente. O Estadão informou que a modalidade irá funcionar como um replicador do boleto. Dessa forma, o QR Code vai aparecer como um boleto, permitindo ao consumidor o pagamento do documento via Pix. Assim haverá uma liquidação instantânea, sem precisar esperar dias para o pagamento ser confirmado.

Esta iniciativa une as funcionalidades do boleto e a instantaneidade do Pix, ressaltou o diretor do BC, Renato Dias. Aliás, o serviço também vai poder realizar o recálculo de valores a serem pagos, caso haja necessidade.

Além disso, a modalidade vai permitir pagamentos em dias de sábado e domingo, algo que não é possível atualmente com os boletos, já que a contagem para a confirmação do pagamento só considera dias úteis, entre segunda e sexta-feira.

Diferentemente do Pix Automático, cujo lançamento deverá acontecer neste ano, o início do BolePix está previsto apenas para o ano que vem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.