NOVO valor do Bolsa Família em AGOSTO: Veja o que pode mudar

Muitas famílias dependem dos pagamentos do Bolsa Família para garantirem alimentação e dignidade. No entanto, segundo cálculos com relação ao repasse do benefício no mês de julho, constatou-se um valor um pouco abaixo do que havia sido pago às famílias em junho.

Entretanto, um novo anúncio deixa claro que o novo valor do Bolsa Família em agosto terá alterações novamente, devido à inclusão do benefício de Auxílio Gás para muitas famílias. Entenda melhor acompanhando este texto!

Alterações no preço do gás impactam no novo valor do Bolsa Família em agosto

O Auxílio Gás é pago para todos que estão cadastrados no Bolsa Família e que estejam alinhados às regras do programa em questão. Entretanto, uma coisa que nem sempre é levada em consideração pelas famílias é o fato de que o valor do Auxílio Gás pode variar de acordo com o preço do gás no momento.

Isso quer dizer que quando há um aumento no valor do gás, automaticamente há um aumento no preço do auxílio passado aos consumidores. O inverso também ocorre. Por isso, o anúncio sobre o novo valor do Bolsa Família em agosto diz respeito a uma possível queda no valor médio recebido pelos beneficiários.

Portanto, se você constatar o recebimento de um valor menor no mês de agosto, a justificativa pode estar na redução do preço do gás de cozinha. Sendo assim, não há com o que se preocupar nesse sentido. Trata-se apenas de um recálculo comum, mas que, na prática, não irá afetar as finanças das famílias beneficiadas.

NOVO valor do Bolsa Família em AGOSTO
NOVO valor do Bolsa Família em AGOSTO: Veja o que pode mudar. Imagem: Canva

E quando o corte é de 50%?

Um ponto que vale destacar é que o novo valor do Bolsa Família em agosto, que estamos comentando, não tem relação com a redução de 50% do valor recebido do programa em outras circunstâncias. Isso porque, quando há esse corte pela metade, estamos diante de uma outra situação, e não das alterações em decorrência do preço do gás de cozinha.

Quando ocorre essa queda brusca, fazendo com que a família receba apenas metade do valor que vinha recebendo, é porque o grupo familiar foi enquadrado na chamada Regra de Proteção.

Essa regra só se aplica quando a renda familiar ultrapassa o valor de R$ 218 por pessoa, mas não ultrapassa R$ 660 por pessoa. Sendo assim, se na sua casa alguém arrumou um emprego ou encontrou uma nova fonte de renda, fazendo com que a renda por pessoa ultrapassasse o limite do Bolsa Família, automaticamente o grupo familiar entra na regra de proteção.

Ao entrar nela, a família tem o direito de se manter recebendo metade do valor do Bolsa Família durante dois anos, salvo em casos nos quais a renda familiar suba ainda mais, a ponto de ultrapassar meio salário-mínimo por pessoa.

Portanto, se o seu bolsa família sofrer um corte de 50% em agosto, não há relação com o auxílio gás, mas, sim, com alterações significativas na renda familiar por pessoa. Fique atento a isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.