Novo RG e passaporte; veja quando poderão ser emitidos

Alguns estados brasileiros começarão a emitir a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) a partir do dia 4 de agosto.

Alguns estados brasileiros começarão a emitir a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) a partir do dia 4 de agosto. O novo modelo está sendo implementado de forma gradativa, lembrando que as unidades de emissão estaduais têm até março de 2023 para se adequarem ao novo sistema.

O novo documento conta apenas com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a fim de trazer mais segurança à população brasileira. Entre os estados que passarão a emitir o novo RG a partir da data mencionada, estão:

  • Acre;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul; e
  • Santa Catarina.

IMPOSTO DE RENDA: Receita paga 2º LOTE de restituição hoje; veja como receber

Nova identidade terá duas versões

O novo documento pode ser encontrado em duas versões: a física e a digital. O modelo impresso garante a identificação dos cidadãos que não possuem acesso à internet. Já a versão virtual, pode ser acessada por meio do aplicativo do Governo Federal.

Todavia, é importante destacar que a versão digital só será disponibilizada após a emissão do RG físico. O uso do novo documento foi autorizado em postos migratórios de países do Mercosul. Nos demais, ainda será necessário o Passaporte.

Aumento nos auxílios: o que é fixo e o que é temporário no segundo semestre

Novo passaporte

O Governo Federal também lançou uma nova versão de passaporte para viagens. Agora, o documento contará com uma série de novidades, como: novo design da bandeira do Brasil, páginas enumeradas e aumento na quantidade de marcas d´água, com 13 ilustrações diferentes.

“Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes. A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Quando poderá ser emitido?

De acordo com as informações do Governo, o novo documento possui a tecnologia antifraude e ainda terá validade de dez anos. Com relação ao valor do Passaporte, também continua inalterado, sendo de R$ 257,25.

Por fim, é importante frisar que o início de emissão do novo documento será em setembro deste ano. A data foi escolhida conforme a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.