NOVO RG chega em novembro! Veja quem é obrigado a emitir a versão atualizada

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) anunciou que está se aproximando o prazo final para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), popularmente conhecida como Novo RG. De acordo com o decreto 11.429/2023, o prazo final é 6 de novembro. O estado de Minas Gerais está avançando no processo de implementação do Novo RG, sem previsão de prorrogação. As emissões das novas carteiras de identidade estão aguardando as adequações nos sistemas, que envolvem os órgãos federais. A Polícia Civil de Minas Gerais está empenhada em resolver essas questões sistêmicas em colaboração com as partes envolvidas. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o novo RG está apto a ser emitido em 12 estados brasileiros.

Proposta do Novo RG

A nova Carteira de Identidade Nacional tem como objetivo trazer melhorias e atualizações em relação ao documento anterior. Confira algumas das principais características do Novo RG:

Padronização estética

A primeira novidade é a padronização estética do documento em todo o país. Isso significa que o Novo RG terá um formato único, facilitando a identificação e validação em todos os estados brasileiros.

Versão digital

Além da versão física, o Novo RG também terá uma cópia digital disponível no portal Gov.br. Essa cópia digital terá o mesmo efeito do documento físico, proporcionando mais praticidade e segurança para os cidadãos.

Tecnologia do QR Code

Uma das grandes inovações do Novo RG é a utilização do QR Code. Todas as informações contidas no documento poderão ser acessadas por meio de uma simples leitura desse código. Isso aumenta a tecnologia do documento e facilita a verificação da autenticidade das informações.

Novas informações adicionadas

O Novo RG irá além dos dados pessoais básicos. Ele também contará com a inclusão de informações como grupo sanguíneo, cadastro de doadores de órgãos, nome social e muito mais. Essas informações adicionais permitem uma identificação mais completa do cidadão.

Identificação estadual

Outra mudança importante é a identificação estadual no Novo RG. O documento deve conter o nome do estado responsável pela emissão e do órgão onde foi emitido o RG, como a Secretaria de Segurança Pública, por exemplo. Essa identificação estadual ajuda a garantir a autenticidade do documento.

Informações presentes no Novo RG

O Novo RG possui diversas informações que são essenciais para a identificação do cidadão. Confira algumas delas:

  • Nome da pessoa e nome social (quando houver)
  • CPF
  • Sexo
  • Data de nascimento
  • Nacionalidade ou naturalidade
  • Assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea)
  • Nomes da mãe e do pai (quando houver)
  • Órgão expedidor, local e emissão
  • QR Code para validação eletrônica
  • Informações sobre tipo sanguíneo
  • Informações sobre doação de órgãos

Prazo de validade do Novo RG

O prazo de validade do Novo RG varia de acordo com a faixa etária do cidadão. Confira os prazos estabelecidos:

  • Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos
  • Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada

Estados que já emitem o Novo RG

Atualmente, o Novo RG já está sendo emitido em 12 estados brasileiros. Confira a lista dos estados que já adotaram o documento:

  1. Acre
  2. Alagoas
  3. Goiás
  4. Mato Grosso
  5. Minas Gerais
  6. Pernambuco
  7. Piauí
  8. Paraná
  9. Rio de Janeiro
  10. Rio Grande do Sul
  11. Santa Catarina

Novo RG

O Novo RG representa uma atualização importante na identificação dos cidadãos brasileiros. Com sua padronização estética, versão digital, QR Code, inclusão de novas informações e identificação estadual, o documento traz mais segurança, praticidade e tecnologia para os brasileiros. Além disso, o prazo de validade diferenciado de acordo com a faixa etária facilita a renovação do documento. A emissão do Novo RG já está em andamento em diversos estados do país, trazendo benefícios para a população. Fique atento aos prazos e informações necessárias para solicitar o seu Novo RG e aproveite todos os benefícios que ele oferece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.