Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Avalie o Texto.

NOVO projeto: Autoescola deixará de ser obrigatória para CNH

A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

A frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode se tornar facultativa. A medida consta no Projeto de Lei 4474/20, cujo texto já está em análise na Câmara dos Deputados.

“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explicou o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). A intenção, segundo ele, é deixar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.

De acordo com o texto da proposta, para realização de provas escritas, que abrange conhecimentos de legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito terão que oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.

Já no exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito.

Para isso, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos. Além disso, será necessário:

  • não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou
  • ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e
  • não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

O veículo utilizado pelo instrutor deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além dessa proposta, um outro projeto torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Veja também: CONFIRMADO! Bolsonaro sanciona lei que prevê CNH com validade de 10 anos

Avalie o Texto.

Veja o que é sucesso na Internet:

56 Comentários
  1. Alirio Lázaro Diz

    Boa noite eu sou de acordo que dsve accabar com a obrigação de fazer aulas e alugar o veiculo para fazer exame, uma carteira provisoria por 1 ano a pessoa que nao cometer nem um erro no transito neste período ai sim recebe a cnh em casa .

  2. Elias da Silva Ribeiro Diz

    Auto escola é uma verdadeira máfia! Tomara q em 2021 essa lei ja esteja valendo .

    1. Max Emilio Rocha De Santana Diz

      Caro amigo não pense que terminara. terão sim muitos Pais de familia desempregados e para um instrutor manter um carro conforme Denatran quer eu como instrutor ou tutor cobraria 3000 do aluno só para começar.
      E CFC s cursinho teórico como fica ead rum tá por fora .
      Do jeito que está tem motorista feito pelas coxas

    2. Maria Aparecida de Oliveira Diz

      Concordo.É uma exploração.Conheço jovens que não têm condições de pagar uma auto escola.E também as pessoas ficam por conta do instrutor de auto escola.Se ele achar que não vai liberar o aluno, esse aluno tem que desembolsar mais dinheiro.E a qualidade dos motoristas de hoje em dia,não é tão boa assim.

  3. Fabio grigorio de paula Diz

    Quero minha cnh

  4. Maria Diz

    Para aprovar estes projetos é preciso ter coragem. Afinal estes projetos vão contra os interesses de gente poderosa. E o pobre do cidadão trabalhador, humilde e assalariado no meio disso tudo. Sonhando com um documento que deveria ser adquirido de forma natural, sem sofrimento sem humilhação sem ficar com o bolso vazio……esse é o BRASIL.

  5. Tony Diz

    Vc deve ser um instrutor, ou dono de auto escola para dar esse palpite ridículo pois esse decreto irá acabar com as roulheiras que vêm de muito tempo pois até pagar propina para os fiscais de direção do Detran para reprovar os candidatos vcs pagam que é para ganhar mais dinheiro com aulas extras.
    E além do mais existe muito motorista que mesmo ainda não sendo habilitado por motivo de ser caro (Roubo) para se tira a habitação conduzem melhor que muitos instrutor ou habilitado!
    Então psiu!!!!!

  6. Josiane Flores Diz

    Por que não pode ser de graça ?

  7. Anderson Diz

    Acho isso sacanagem o dentran cobra 300 duda e mais 250 do exame eles rouba de mais e as coisa não está fácil como eles pensa pra mim tudo eles cobra tudo e tal de Duda polícia federal tinha quer começa a trabalhar em cima do dentran pra ver esse desvio de dinheiro do povo pobre eles rouba dois lado do pobre e do rico canalhas e ainda atendimento é uma merda

  8. Marcos Diz

    Para as pessoas que argumentam que o trânsito já está cheio de pessoas que não sabem dirigir: lembrem- se que todas essas pessoas passaram por uma Autoescola, ou deveriam, e ainda assim dirigem muito mal. Com relaçao a formação teórica, não existe a mínima necessidade que isso seja feito em Autoescola, toda pessoa para de habilitar precisa ler e escrever, então se o Detran, oferecer um bom material ( escrito e vídeos) já seria mais que suficiente para o candidato se sair bem na prova teórica.

    Agora com relaçao as aulas práticas, quem de fato ensina o aluno são os instrutores que recebem muito pouco para isso, se eles tiverem a liberdade de prestar o serviço de forma autônoma, poderá cobrar um preço muito mais justo que essa máquina de ganhar dinheiro ( autoescola)… Eu mesmo estou encerrando essa semana o meu processo na autoescola e foi péssimo… As aulas teóricas um dos prof só fazia ler a apostila o outro passava metade da aula conversando sobre assuntos aleatórios… Paguei 1500,00 ( categoria A e B) e a maioria do que eu aprendi foi no YouTube ( existem excelentes aulas ).
    Com relaçao a aula prática, achei muito pouco e é ensinado básico para fazer a prova no Detran.
    Preferia muito mais ter pago a um instrutor particular para ter tido mais provas práticas.
    Esses sim merecem ser bem remunerados pelo serviço que prestam.

    E para os que acham que o povo vai sair no trânsito sem ter noção algum, vale lembrar que o projeto elimina a obrigatoriedade de fazer as aulas na autoescola e não elimina os testes no Detran, quem não passar faz até que saiba dirigir.

    Eu espero que esse projeto seja aprovado e implementado.

  9. Valmir Pereira Diz

    Acho um absurdo vc já ser habilitado pra veículo e querer fazer uma inclusão pra moto e ter que pagar mais de $800,00 pra fazer novamente auto escola e Detran novamente. Agora o governo pode dá habilitação grátis!

  10. João batista de andrade Diz

    Nos anos 80.era dessa forma direto pelo detram. acidente de transito.não era frequente como hoje.eu acho que sem auto escola as pessoas aprendem melhor.alem de acabar com carteiras compradas.pessoa que nunca dirigiu de repente aparece com carteira profissional ainda.e so colocou o dedo na biometria.

  11. Maycon Diz

    O poblema nao e as auto escolas mas sim ss taxas do Detram que sao um roubo

  12. Andrea Diz

    Eu acho o fim do mundo um exame de vista custa o valor que custa com 3 perguntas e papel assinado p poder fazer uma auto escola deveriam rever isso já que o Detran só pensa no poder do dinheiro quem tem o cadastro único como eu deveriam pagar a metade por lei cadê o governantes que não fazem nada só ganham milhões pra nada e o nosso empostos p onde vão

  13. Icler lacerda Diz

    Bom o que eu quero dizer e que e um absurdo os preços da carteira ela deveria ser bem ciolificada em muitas etapas o dejageiros de aulas e testes que não levam a nada só eleva o custo formam muito profissionais nas escola só para encarecer olha o exemplo dos radares que Bolsonaro tiro das rodovias alimento o número de acidentes não era e e um cartel de multas para gerar arrecadação e que eles quer e roubar saquear o contribuinte e aula a noite demanhaa tarde só para encarecer a carteira e tem uns besta que aplaude não visa o povo olha esse desembargador que quis que tivesse nas alto escola do RS o simulador este cara tem que ser rápido pela população do RS ele acha que o salário mínimo do RS de de 5nil reais para as pessoas ficarem brincando e um absurdo sai fora cara este não tem condições de se quer analisar do que o povo precisa .eu acho que o previdente tá serto tem que facilitar e não copricar tem sim que que lançar projetos que saiam um custo muito menor não estamos falando de 10 ou 20 / mas sim de no mínimo 80/.

  14. Atila Diz

    Aí sim é uma boa notícia, isso fará as autos terem que baixar os preços e ter melhor eficiência nas aulas!

  15. Márcio Souza Diz

    Já e difícil dirigir no Brasil, onde o número de auto escola e grande, imagina sem elas.
    Tem pessoas que faz as aulas na auto escola, e ainda faz aulas particulares e ainda comete umas ” gafis ” , eu acredito que o Kim Kataguiri tá pegando carona no projeto do presidente Bolsonaro…
    Sem auto escola, não podemos ficar!

  16. Ana Paula Diz

    Eu só acho que as auto escola deveria baixa pois os valores está um absurdo aut 1300+Duda 300,68+exame230$ tudo muito caro.

  17. Alex Diz

    Desta forma que estão querendo te fazer, não vai reduzir valor algum consideravel.Pois para encimar a pessoa vai ter que se cadastrar no Detran como estrutor!E pagar para plotar seu carro.Na minha opinião para diminuir acidentes a tv brasileira é que deveria fazer vídeos educativos de como se portar no trânsito e medidas de segurança o motorista tem que aprender a ter educação no trânsito coisa que se aprende em casa coisas que não dão tempo de se aprender na auto escola e nem em casa não está tendo muitas pessoas pra encimar a maioria dos acidentes acontecem hoje por estupidez e falta de educação não trânsito ninguém quer respeitar o espaço do outro

  18. Gabrielle Diz

    Eu adoraria não ter q pagar autoescola pq eu já dirijo e mto bem, mas vou ter q pagar pra ter permissão pra dirigir.. MAS.. conheço MTA gente q é habilitado e não sabe levar um veículo até a esquina. Acho q tá TD errado!

  19. Aldemir Diz

    Para o Sr. Birajara, vc fala que para o curso teórico na forma EaD, vc pagou 1200,00, vc pode está de brigadeira ou vc está negando outras informações. Um carro de autoescola nas aulas práticas de baliza, rodam em média 6 Km com um litro mesmo sendo um carro 1.0. Em vinte e cinco aulas vai embora entorno de um tanque. Eu acho que tem outras formas de reduzir preços para adquirir CNH e uma não é desempregando pessoas que vivem honestamente.

  20. Aldemir Diz

    Na verdade, ir por cabeças de políticos, vc já começou errando, procure especialistas na área, eles saberão lhe converser se A ou B é certo, mas em geral, os acidentes são causados por pessoas imprudentes, que dirigem de qualquer forma, achando que o trânsito não é compartilhado. Quanto aos instrutores de trânsito, são altamente profissionais e sempre atualizados. Alguém sabe as etapas que se submete um instrutor pra chegar a tal função. Agora vamos falar de valores das CNH, que varia muito poe estado, alguém sabe o quanto pagam de taxas somente para os Detrans? Taxas como uma simples fotos, biometria, telemetria, o aluguel dos veículos somente pra dar uma voltinha de moto, que não chega a ser 200 metros e vc pagar R$ 55,00 e nem vou falar do carro, e o exame médico, verificar a pressão, exame de vista é simples e um pouco caro e tem outros. Agora vamos vê nos CFCs, alguém sabe o valor pra abrir uma autoescola? O preço dos combustíveis no Brasil não é barato, pq não reduzem esses impostos nos combustíveis para os Cfcs? O salário do instrutor de trânsito no Ceará é em torno de 1.200 reais, aqueles quw recebe pela carteira de trabalho e alguns Cfcs que paga por aula dada, no valor de 5,00 reais pra moto e 7,00 reais pra carro, e nem isso tira o profissionalismo de um instrutor de trânsito. Muitos CFCs só sobrevivem e muitos ja fecharam as portas. Bom, agora vc acha que os políticos querem o seu bem, então continua da seu precioso votos para esses bandos de carregadores de dinheiro nas cuecas. Conversa um pouco também com um recém habilitado e pergunta sobre o instrutor dele e também sobre a autoescola. Abraço a todos.

  21. Vinicius Diz

    João diz!
    Onde uma auto escola ensina o condutor a dirigir bem!
    Não vejo a necessidade da auto escola no trâmite de habilitação e sim de um instrutor qualificado para ensinar o aluno.
    Agora o instrutor da a aula,os exames são feitos fora da auto escola,curso do cfc é a parte.
    O que influencia a auto escola sem ser o benefício financeiro para o proprietário.

  22. Amilto Diz

    Tenho uma sugestão para eliminar as aulas teóricas é so por no currículo escolar no ensino medio a materia transito , quem esta estudando recebe o boletim com a nota se aprovado ,so faz a pratica que pode ser terceirizado ta resolvido

  23. birajara abraaão do nascimento Diz

    autoescola é um roubo aulas agora é on-line e ter que paga 1.200,00 para ter aula EAD, deveria ser 800 AB, já que é EAD, e com 126 da taxa de monitoramento. isso era o certo. as autoescola estão cobrando com se fosse presencial isso é absurdo

  24. Joelson Diz

    Tem que corta mesmo essa máquina de ganhar dinheiro que é auto escola. Uma exploração e nem ensinam as pessoas direitos.

  25. Ilda Diz

    Eu amei esse novo projeto, porque é muito democrático passar no exame prático, com o estrutor a gente não fica tão nervoso.as vez a gente não passa só por causa do nervosismo.

  26. João Diz

    O Dalva qualquer curso que vc esteja fazendo hoje tem existe método de ensina normalmente. agora a experiência ea habilidade só vem com a prática isso todos sabem . Só uma pessoa estúpido q tem esse tipo de pensamento.

  27. João Diz

    André você só fala merda!! Quem roubar são órgãos públicos não as auto escola. Lógico q tem auto escola com preços surreal concordo com vc , mais não precisa generalizar todas

  28. João Diz

    O Dalva vc está atrasada o simulador nenhuma auto escola usa mais.

  29. João Diz

    Boa tarde!! Fala q as auto escola tem q sair é fácil, agora quero vê se vai ter o profissionalismo, a qualidade de ensino eo comprometimento com candidato na qual elas proporciona.
    Já as questões de ter condutor ruim no trânsito não tem nada a ver com as auto escola a função das auto escola com a sociedade vai muito mais que simples formação de um candidato a primeira habilitação .Direção Defensiva” ou “direção segura”, é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das inúmeras ações incorretas dos outros e das condições adversas que encontramos nas vias de trânsito. Dirigir é um ato que exige um alto nível de comprometimento e responsabilidade. Além da habilidade básica de dirigir o veículo, controlando pedais, marchas e sinalizadores, é preciso adotar uma postura consciente, observando as regras de segurança isso é devede todos . Agora você acha que um profissional sem vínculo com um estabelecimento credenciado vai ter a mesma qualidade ou compromisso com o candidato eu acho q não, por isso q existe um monte de profissionais meia boca fazendo um montão de merda , enquanto existe pessoas iguais a vc q acha q qualquer pessoa pode dá aula ou pior qualquer profissional pode exercer com excelência seu papel está enganado, se não ouve fiscalização de nada adianta, eu já me deparei com monte de profissionais sem caráter sem nenhuma postura depois quero ver de quem vcs irão comprar quando entrar esses tipos de profissionais.
    Esses deputados tem q mudar sim muitas coisas em geral, mais o principal seria as taxas que todos nós pagamos, exemplo ? Duda 300,68, exame clínico 230 , detalhe se vc reprova vc paga Novamente o Duda. isso ninguém fala . Ao invés de fala merda pensa antes de dizer qualquer coisa sem que esteja certo do assunto abordado na dúvida procure um profissional pra dá uma
    Orientação. A

  30. Dalva Diz

    Aulas teóricas não precisa nem simulador só pra cobrar dinheiro

  31. Dalva Diz

    O q e ruim são as aulas práticas só bobagem o simulador poderia ter só as aulas práticas. A CNH se tornou cara por causa das aulas teóricas , simulador e tem muitas regras pra fazer a prova prática

  32. Dalva Machado Diz

    Ir a auto escola não garante um bom motorista vejo muitas pessoas q vão a auto escola e fazem tudo errado o trânsito sem falar o valor de custo carisimo q se paga. Por a CNH E ainda ficam rodando a gente pra ganhar mais dinheiro

  33. Fátima Passos Diz

    Quero fazer por onde começar

  34. Gaspar Diz

    Previlelegio para todos, não para babacas que se acham melhor que um cara que tem um fusquinha,pega sua 250 e enfia no c… Deixa de ser tonto

  35. Ronaldo Diz

    Aqui é o Brasil P#rra!

    Aonde que essa indústria mafiosa de fazer dinheiro vai largar o osso?
    Esse Kim ai pode ta até bem intencionado, ou fazendo MKT, porem sem chance dos colarinho branco aprovar isso.
    Só mais um projeto que vai ficar la na gaveta…

    Detran, políticos e auto escola são todos um só.
    Um clan, uma sociedade tudo farinha do mesmo saco.

    Aqui quanto mais burocrático for, mais custoso for melhor para eles.

  36. ADELSON GONÇALVES DE LIMA Diz

    Será bom pra todos, quem quiser vai a uma autoescola, quem não quiser contrata um profissional autorizado pelo Detran igualzinho aos instrutores das autoescolas, com uma diferença, os profissionais independentes darão aulas melhores, porque estarão trabalhando por conta própria pra fazer seu nome se destacar no mercado

  37. Fernando Diz

    Kkkkkkkkk. Q pensamento tosco. Mas deve ser aqueles meia roda

  38. Felipe Diz

    Fds vc não concorda mais uns 90% certeza que sim

  39. Eli Diz

    Todos tem direito menos aqueles babacas q a da no acostamento. .. tranca em caso de emergência ambulância não passa esse tem q fica sem CNH

  40. Elaine Diz

    Perfeito ! Se as pessoas que tem CNH hoje em dia q passaram por auto escola fosse sinônimo de pessoas preparadas, responsáveis e privilegiadas não haveriam tantos acidentes . #foraautoescola
    Quem gostou tá gostado e para quem não gostou aceita.

  41. Simas Diz

    SE AUTO ESCOLA FOSSE EFICAZ, NAO EXISTIRIA AUTO ESCOLA PRA HABILITADOS…
    SE O CARA TURA HABILITAÇÃO E SAI SEM SABER DIRIGIR, E SINAL QUE SÓ TEM COMEDEIRA DE DINHEIRO E QUE O ENSINO É UMA FRAUDE

  42. Adriano Conceição Diz

    Qual a data pra ser aprovado?

  43. Carlos Diz

    Mas isso se deve a principalmente as quebras que as autoescola fazem.

  44. Jefinho Diz

    Excelente!!👏

  45. Luciano Diz

    No mínimo vc deve ter uma alto escola seu pilantra

  46. EDSON SANCHES Diz

    As auto escolas são uma fraude.

  47. Jean Diz

    Falou o cara que tem dinheiro pra comprar um Jetta e não entende que tem vaga de emprego vazia pq o candidato não tem dinheiro pra tirar CNH.

    1. José Caé Diz

      Boa resposta

  48. Joao Diz

    Grande projeto se autoescola fosse sinônimo de bons motoristas nossas ruas e estradas estariam bem mais seguras, isso tem a ver com cada pessoa

  49. Nilo Diz

    Ele precisou falar um monte de bosta para dizer que tem um jeta e tem dinheiro para comprar uma F250
    Blindada
    Amigo se você tem tanto dinheiro assim e o privilégio de dirigir porque você não vai morar fora do Brasil
    Acho esse projeto ótimo com CNH ou sem os loucos vão continuar a dirigindo pessoa naquele pai de família que não consegue um emprego decente para cuidar da sua família porque o dinheiro que ele poderia pagar uma CNH ele tem que cuidar dos seus filhos

  50. Rodrigo de Oliveira Diz

    FORA BOLSONARO VAI CÁGA NO MATO

  51. Mateus Diniz Diz

    troca uai kkkkkk opção é sua

  52. André Diz

    Se esse projeto for aprovado, vai ser algo surreal, que vai mudar a vida de muita gente, que quer tirar a CNH e não pode por conta desse roubo das auto escola, juntamente com às taxas do Detran! Esperamos o bon senso e entedimento desses parlamentares🤔🤔💡💡💡

  53. Marcio Diz

    Como assim? O trânsito já está cheio de gente que não tem ideia pra que serve um volante. E ainda querem tirar a obrigatoriedade do iniciante de passar por uma auto escola? Esse desgoverno so pode estar de brincadeira com a cara dos outros. Aí fica mais barato pra tirar cnh e os outros que se f@#%$!
    O povo tem que entender que dirigir não é direito. É privilégio! Até porque um veículo nas mãos despreparadas vira uma arma.
    Não concordo com esse projeto. E se isso passar, vou trocar o Jetta numa F250 blindada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.