NOVO GRANDE ALERTA GERAL do DETRAN para todos os brasileiros

Não é novidade para ninguém que ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), bloqueada pelo Departamento Estadual de Trânsito  DETRAN, é um assunto que levanta muitas perguntas. Por conta disso, muitos são os motoristas que estão tentando entender o motivo desse bloqueio.

Nesse sentido, caso você tenha passado por uma situação similar ou conhece alguém que esteja passando por isso, faça a leitura de maneira atenta ao material desta matéria. Assim, será fácil compreender melhor sobre esse assunto. Dessa maneira, não perca nenhuma informação, que pode economizar no bolso.

Multas aplicadas pelo DETRAN

A princípio, é importante deixar claro de uma vez por todas que as multas são aplicadas ao condutor que está em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o famoso CTB.

Dessa maneira, as punições aplicadas aos motoristas brasileiros são recursos utilizados para dizer ao condutor que ele está agindo de maneira incorreta. Contudo, é importante deixar claro que também existem advertências, suspensão e até mesmo a cassação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CHN). Portanto, fique ligado!

A saber, as multas são valores pagos em dinheiro que possuem uma tabela pré-definida para infrações dos tipos leve, média, grave e também gravíssima.

Vale ressaltar que quem não efetua o pagamento correto das multas fica em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Logo, se você perder o prazo de pagamento da sua multa por alguma razão e deseja solicitar a segunda via de boleto, veja a seguir como realizar essa emissão.

Pagamento das multas DETRAN

O primeiro passo que o condutor deve seguir para obter a segunda via de boleto das multas é consultar eventuais débitos pendentes junto ao Detran da sua região. Dessa forma, será mais fácil verificar se existem outras multas aplicadas.

A partir da consulta dos débitos, será possível emitir uma segunda via com nova data de pagamento. Além disso, o valor passará por reajustes, devido aos juros, pela ausência de pagamento.

No entanto, a depender da quantidade e do tipo de pagamento, é possível uma amortização no valor total. Sendo assim, após emitir a segunda via, busque quitar o boleto para evitar  perder o prazo novamente.

O motivo da CNH bloqueada

Recentemente algumas informações a respeito de CNH bloqueada são alvos de questões. Afinal de contas, o que seria isso?  Qual é motivo principal deste bloqueio?

De acordo com informações do próprio Detran, os documentos da CNH ficam com o status bloqueado em decorrência do acúmulo de multas que não foram pagas previamente.

Entenda, além do acréscimo de juros recorrentes ao período em que não foi efetuado o pagamento das multas, existe a possibilidade da aplicação da suspensão e até mesmo bloqueio da CNH.

Mas, isso não acontece em todos os casos. Em primeiro lugar, só é possível dar prosseguimento a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação ao atingir o limite mínimo permitido para isso. A saber, os requisitos para bloqueio da CNH são do condutor.

Vale salientar que a nova pontuação máxima é de 40 pontos para motoristas que ainda não tiverem nenhuma multa gravíssima em sua CNH.

Ademais, caso o condutor tenha uma infração gravíssima registrada, o limite de sua CNH passa a ser de 30 pontos. Por fim, caso cometa duas ou mais infrações gravíssimas, o limite cairá para 20 pontos.

Em todos os casos, o período de vigência dos pontos é de 12 meses.

Se você percebeu que existe um acúmulo de multas em seu nome e não quer passar por situação de suspensão ou bloqueio da sua CNH, o que fazer?  Veja abaixo como é possível resolver esse problema.

Como solucionar a CNH bloqueada?

Ao notar que existem multas no nome do condutor e que não foram pagas, o ideal é que estar ciente de que deverá efetuar o pagamento delas. Além disso, deve ficar atento a perda de pontos da CNH.

Por isso, é importante verificar frequentemente no Detran do seu estado se há incidência de multas aplicadas a você, até mesmo as que não saiba. Pois, de qualquer forma, elas podem levar ao bloqueio ou a sua suspensão de dirigir.

Se a situação ocorrer, o ideal é solucionar essa questão para evitar sanções mais severas.

Caso você não saiba, existem outras situações que não ocasionam o bloqueio, mas, sim, a suspensão do direito de dirigir entre 3 a 12 meses.

Dentre elas estão: transitar em motocicleta com criança menor de 7 anos no passageiro, não comunicar ou sinalizar acidente de trânsito, não prestar socorro à vítima, dirigir embriagado ou em velocidade acima do permitido na via.

A partir dessas situações que foram ditas acima, é possível ter pleno conhecimento do real motivo da CNH bloqueada. Além disso, é possível solucionar essa questão e saber quais outros fatores podem ser impeditivos ocasionando a suspensão do seu direito de dirigir.

Com base nessas informações disponibilizadas, é possível ter clareza no assunto, mas havendo dúvidas ainda, não hesite em entrar em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.