Novo golpe do FGTS assusta trabalhadores

Uma nova prática dos golpistas está chamando a atenção. Eles tentam acessar o aplicativo Caixa Tem pelo celular inserindo o CPF do titular. Uma série de novos golpes bancários estão surgindo ao longo dos últimos tempos, sendo que o saque do FGTS é um dos principais alvos.

Não importando qual for a modalidade escolhida para o saque, a operação só é possível de ser realizada a partir do próprio aplicativo do FGTS. O saque extraordinário libera até R$ 1 mil, que pode ser recebido apenas na poupança digital do Caixa Tem.

No entanto, é cada vez mais comum que cidadãos acabem disponibilizando seus dados na internet de alguma forma. Desse modo, o aplicativo do FGTS tem sido frequentemente alvo de golpes com os dados que são obtidos dos trabalhadores.

O que fazer para se proteger do golpe do FGTS?

A tecnologia e os recursos que estão disponíveis na internet facilitaram muito a realização de pagamentos e transações de dinheiro. Por um número cada vez maior de usuários utilizando-se dos meios digitais, a segurança cibernética está sendo cada vez mais demandada.

No entanto, os métodos utilizados pelos golpistas também evoluem constantemente, de modo que é necessário que os usuários saibam como se proteger de eventuais golpes e fraudes, como no caso do FGTS.

Nesse caso, é importante que os benefícios evitem acessar links “estranhos” que sejam recebidos, principalmente em contas do Telegram, WhatsApp, e-mail e outras redes sociais que não sejam pelos meios oficiais.

Também é recomendado que se crie um login da Caixa o mais rápido possível, evitando assim que terceiros usem o seu nome e outros dados como o CPF, data de nascimento e telefone para fazer qualquer tipo de cadastro antes do próprio trabalhador.

Após completar o cadastro, será preciso atualizar os dados para realizar a movimentação da conta, de modo que o e-mail é o meio de comunicação oficial para que se receba informações da conta. Jamais confie em links personalizados que forem eventualmente enviados.

Como funciona o golpe do FGTS?

O golpe do FGTS funciona da seguinte forma: o golpista tenta acessar o aplicativo Caixa Tem através do CPF do titular, o que cria uma conta em nome de quem ainda não realizou o cadastro.

A estratégia tem sido muito utilizada, pois quem já possui o cadastro também corre o risco de ser enganado e cair em um golpe como o que tem sido praticado. O golpe do FGTS ocorre por meio de informações repassadas a partir dos sites fakes ou por meio do acesso dos reais usuários em links que são enviados de endereços bastante duvidosos.

Uma outra estratégia que tem sido bastante aplicada pelos golpistas é utilizar a opção “Esqueci minha senha”, o que pode permitir alterar o e-mail e ter os dados atualizados do cidadão para que a conta possa ser acessada pelo criminoso.

O que as vítimas podem fazer?

A pessoa que cair nesse tipo de golpe do FGTS pode realizar um print screen (captura de tela) com todas as informações necessárias, como o extrato da conta, o valor transferido e para quem o dinheiro foi enviado.

Tendo estas informações, a pessoa que foi vítima pode se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar uma denúncia.

Os beneficiários do FGTS nem sempre estão informados sobre o que se trata e como se realizam os pagamentos do fundo. Isso pode ajudar nos planos dos golpistas, que conseguem chegar até pessoas que não estão a par da situação e que estão mais vulneráveis para serem vítimas desse golpe virtual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.