Novo comunicado sobre micro e pequenas empresas acaba de sair; confira

Micro e pequenas empresas são responsáveis por sete em cada dez vagas de trabalho com carteira assinada no Brasil, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado com exclusividade pela Agência Brasil.

Os dados, obtidos a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam a importância desses negócios na geração de empregos no país.

O estudo divulgado pela Agência Brasil revela que, no período de janeiro a maio deste ano, o Brasil criou um total de 865.360 empregos formais. Desses, impressionantes 594.213 foram gerados por micro e pequenos negócios, o equivalente a 69% do total.

Esses números demonstram o impacto positivo das MPEs na economia brasileira e no combate ao desemprego.

Participação na economia brasileira

As micro e pequenas empresas (MPEs) estão desempenhando um papel fundamental na economia brasileira, respondendo por uma parcela significativa do emprego formal e do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, esses negócios representam cerca de 99% de todas as empresas do país, 55% dos empregos com carteira assinada e quase 30% do PIB.

Os dados foram divulgados em entrevista à Agência Brasil. O estudo realizado pelo Sebrae também revela que a maioria das MPEs possui até cinco colaboradores.

As microempresas são aquelas com até nove empregados (agropecuária, comércio e serviços) ou 19 funcionários (indústria e mineração). Já as pequenas empresas são aquelas que têm até 49 trabalhadores (agropecuária, comércio e serviços) ou 99 empregados (indústria e mineração).

Esses dados evidenciam o impacto positivo das micro e pequenas empresas na geração de empregos e no desenvolvimento econômico do Brasil. A crescente participação das MPEs no mercado de trabalho indica sua capacidade de adaptação e resiliência diante dos desafios econômicos, além de reforçar a importância de políticas e medidas de apoio voltadas para esse setor, visando estimular ainda mais o empreendedorismo e o crescimento sustentável do país.

Novo comunicado sobre micro e pequenas empresas acaba de sair; Confira
Novo comunicado sobre micro e pequenas empresas acaba de sair; Confira – Imagem: Reprodução.

Geração de postos de trabalho

Ainda de acordo com a Agência Brasil, os setores de serviços, construção, indústria de transformação e comércio se destacaram na geração de empregos em pequenos negócios durante os primeiros cinco meses de 2023.

No período analisado, o ramo de serviços registrou um saldo de 339.127 vagas de trabalho, seguido pela construção com 123.937, indústria de transformação com 64.754 e comércio com 34.127.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os pequenos negócios continuarão impulsionando a geração de empregos ao longo de 2023. Ele prevê que a participação das MPEs na criação de empregos deverá se manter próxima dos 70%, com expectativa de crescimento nos meses de outubro e novembro.

Esses números indicam uma tendência de que o nível de emprego continue sendo impulsionado pelas micro e pequenas empresas.

O levantamento do Sebrae revelou que o saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada por micro e pequenas empresas foi observado em todo o país, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal.

Sendo assim, os dados reforçam a importância desses negócios como motores da economia, gerando oportunidades de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.