Novo calendário para prova de vida é divulgado pelo INSS; CONFIRA

O procedimento é obrigatório, porém, estava suspenso desde março de 2020, retomando a exigência no mês de junho de 2021.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou na segunda-feira (5), o calendário para a realização da prova de vida pelos seus aposentados e pensionistas. O procedimento é obrigatório, porém, estava suspenso desde março de 2020, retomando a exigência no mês de junho de 2021.

Caso o segurado não realize esse procedimento, o benefício será automaticamente bloqueado. Sendo assim, é importante que todos estejam cientes de quando terão que realizá-lo. Confira o calendário publicado pelo INSS abaixo:

  • Vencimento da prova de vida em março e abril/2020: Retoma em junho/2021
  • Vencimento da prova de vida em maio e junho/2020: Retoma em julho/2021
  • Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2020: Retoma em agosto/2021
  • Vencimento da prova de vida em setembro e outubro/2020: Retoma em setembro/2021
  • Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2020: Retoma em outubro/2021
  • Vencimento da prova de vida em janeiro e fevereiro/2021: Retoma em novembro/2021
  • Vencimento da prova de vida em março e abril/2021: Retoma em dezembro/2021
  • Vencimento da prova de vida em maio e junho/2021: Retoma em janeiro/2022
  • Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2021: Retoma em fevereiro/2022
  • Vencimento da prova de vida em setembro e outubro/2021: Retoma em março/2022
  • Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2021: Retoma em abril/2022
  • Vencimento da prova de vida em janeiro e fevereiro/2022: Retoma em maio/2022
  • Vencimento da prova de vida em março e abril/2022: Retoma em junho/2022
  • Vencimento da prova de vida em maio e junho/2022: Retoma em julho/2022
  • Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2022: Retoma em agosto/2022

Conforme o novo cronograma, a partir de setembro de 2022, o procedimento da prova de vida passa a ser realizado no mês em que expira a validade pelo INSS.

Prova de vida em casa

Além do novo calendário, a portaria publicada pelo INSS no Diário Oficial da União, trouxe a possibilidade de alguns segurados – acima de 80 anos ou com dificuldades na locomoção – de realizarem o procedimento de prova de vida em casa, por meio de uma visita de uma representante do instituto.

Os beneficiários podem solicitar a prova de vida em casa por meio dos canais do INSS, como a Central telefônica 135 e aplicativo “Meu INSS”, por exemplo. Também, não há necessidade de cadastrar procuração ou do comparecimento do cidadão titular pelo benefício ou representante a uma agência da Previdência Social.

A portaria ainda ressalta, que um atestado médico ou declaração emitida pelo profissional deverá ser apresentada, conforme os critérios de apresentação dos documentos exigidos para a inclusão que resultará a concessão do benefício.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida é um procedimento exigido pelo INSS, que tem como intuito comprovar a vida do aposentado e pensionista, a fim de conservar e manter o pagamento do seu benefício. Além disso, o procedimento visa combater fraudes e pagamentos indevidos.

Para melhor compreender a realização e a importância desse procedimento, confira o questionário com as respostas a seguir.

A prova de vida pode ser realizada em qualquer estado do país?

A prova de vida é habilitada para ser feita em qualquer estado brasileiro, visto que haverá uma facilidade para aqueles beneficiários que possuem biometria cadastrada no banco. Caso não tenha, o segurado deve verificar as condições para a realização do procedimento na instituição financeira na qual recebe o benefício mensal.

É possível realizar a prova de vida no exterior?

O procedimento da prova de vida pode ser realizado em outro país, visto que tais beneficiários, residentes no exterior, devem fazer o procedimento junto ao consulado brasileiro ou por meio do procurador nomeado no Brasil.

Como fazer a prova de vida presencial?

Os aposentados e pensionistas podem realizar a prova de vida presencial, nos caixas eletrônicos do banco em que recebe o benefício ou nos guichês internos. Além disso, algumas instituições possibilitam a prova de vida online, feita através do seu próprio aplicativo.

Como realizar a prova de vida por biometria facial?

A possibilidade da prova de vida por biometria facial, está para aqueles segurados que participam do projeto-piloto. Desta forma, os convocados que possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), poderão realizar o procedimento por este meio.

Em síntese, a comprovação por biometria facial é feita através de um scaner da face do segurado, por meio da câmera do celular, já aberta no site Meu Gov.br ou no aplicativo “Meu INSS”.

O que fazer quando o benefício é bloqueado?

Diante o boqueio do benefício pela falta da comprovação de vida no prazo determinado, o segurado deve realizar o procedimento o mais rápido possível. Mesmo que tenha feito a prova de vida após o vencimento e não foi instituído o recebimento automático do benefício, o beneficiário deverá procurar um advogado especializado da área previdenciária e requerer o seu direito.

Como realizar a prova de vida da Caixa pelo celular?

  • Acesse o aplicativo “Meu INSS” em seu celular;
  • Você receberá a seguinte mensagem: “chegou a hora de fazer sua prova de vida” e aparecerá um botão “Instale o Meu gov.br” que deve ser selecionado;
  • Após baixar e se cadastrar no Meu gov.br, toque em “Autorizações” e selecione “Autorizar”;
  • Na sequência, toque em “Realizar Validação” para aceitar a autorização;
  • Escolha “Permitir” para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;
  • Em seguida, o sistema solicitará uma informação que esteja em um documento no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital;
  • Então, posicione seu rosto no círculo que vai aparecer na tela do celular;
  • O aplicativo solicitará que seja realizado alguns movimentos até que fique verde;
  • Feito isto, a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso!” Aparecerá.

Como realizar a prova de vida pelo Banco do Brasil?

O Banco do Brasil, além de permitir a comprovação de forma presencial em uma de suas agências, possibilita a realização do procedimento por meio do aplicativo BB. Confira as orientações:

  • No app, toque no menu “Serviços” e vá em “INSS”;
  • Selecione “Prova de vida INSS”;
  • Tire foto do seu documento de identificação (frente e verso) e uma selfie;
  • Pronto! O próprio aplicativo validará o procedimento.

Como realiza a prova de vida pelo Bradesco?

O segurado que recebe o benefício do INSS pelo Bradesco, pode validar a biometria em um caixa eletrônico ou na rede Banco 24Horas. No entanto, caso tenha um procurador ou representante legal identificado pelo Instituto, o procedimento deve ser realizado sempre na agência da instituição.

Como realizar a prova de vida pelo Itaú?

A prova de vida pelo Itaú é renovada automaticamente quando o aposentado ou pensionista utiliza a biometria para fazer alguma movimentação bancária, como um saque, por exemplo. Além disso, o procedimento também pode ser feito presencialmente em alguma agência do banco.

Como realizar a prova de vida pelo Santander?

Por fim, o procedimento de prova de vida pelo Santander pode ser realizado com o uso da biometria nos terminais de autoatendimento, e de forma presencial em uma das agências da instituição financeira.

Veja também: Veja como consultar resultado da perícia médica do INSS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.