NOVO Bolsa Família 2021: Pessoas que não recebem auxílio pedem para entrar

Brasileiros necessitados que não estão recebendo nem o Auxílio Emergencial, nem o Bolsa Família também querem entrar no programa novo

O Governo Federal anunciou no início da última semana, a criação de mais um programa social. O texto oficial do projeto, aliás, está nas mãos do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Isso quer dizer portanto que o documento está em fase de oficialização. Mesmo assim, muita coisa ainda está por se decidir.

Um dos pontos de maior polêmica em torno desse projeto é a questão da quantidade de beneficiários. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,7 milhões de cidadãos são usuários do Bolsa Família. Esse número tende a subir para a casa dos 17 milhões de pessoas a partir de novembro.

Isso quer dizer portanto que algo em torno de 2 milhões de brasileiros poderiam entrar no programa em questão. São os chamados usuários novos. Esse número não seria portanto suficiente para abarcar todos os beneficiários do Auxílio Emergencial. Mas além disso, ele não seria suficiente para atender os que não recebem nenhum benefício.

Existe hoje no Brasil uma massa da população que não está recebendo nenhuma ajuda do Governo. São pessoas que estão passando por necessidades, mas que não estão conseguindo receber nem o Bolsa Família nem o Auxílio Emergencial. Costuma-se chamar esses cidadãos de “invisíveis”.

Essas pessoas estão indo até as redes sociais para dizer que elas também precisam entrar nesses programas novos. Eles afirmam que querem fazer parte do quadro de beneficiários do novo Bolsa Família. A previsão do Governo Federal é que esse novo projeto comece a fazer pagamentos a partir do próximo mês de novembro.

O que o Planalto diz

O próprio Governo Federal vem reconhecendo a necessidade de se discutir esse assunto. Em entrevista recente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o poder executivo estaria preocupado com essas pessoas que não estão recebendo nem o Auxílio nem o Bolsa Família.

No entanto, não está claro qual o projeto que essas indivíduos entrariam. Em tese, o Auxílio Brasil, da maneira como está desenhado, não vai ter espaço para todas esses cidadãos. Então o Governo poderia ter que encontrar um plano B para essas pessoas.

Até aqui, no entanto, não se sabe o que seria. O Planalto afirma que está apostando tudo em uma volta rápida para a normalidade. Com isso, os empregos poderiam voltar com mais força e como consequência esses invisíveis não precisariam mais desses auxílios.

Auxílio Emergencial

Vale lembrar que o Governo Federal não abriu possibilidade de entrada de novos usuários no Auxílio Emergencial deste ano. Apenas as pessoas que receberam o benefício durante o ano passado é que puderam receber agora.

Então imagina-se que várias pessoas que não receberam o dinheiro do programa em 2020 e que estão precisando da quantia agora, acabaram ficando sem essa assistência. Parte desses brasileiros está apostando tudo nesse Auxílio Brasil.

De acordo com membros do Palácio do Planalto, o Governo Federal só deve divulgar os detalhes desse programa no final do próximo mês de setembro. Até lá não vai ser possível saber quantas e quais serão as pessoas que entrarão no benefício. O jeito portanto é esperar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.