Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Nova proposta: 14° salário pode ser pago no Natal de 2020 em caso de aprovação

O senador Paulo Paim (PT-RS) solicitou urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

O benefício visa ajudar financeiramente o grupo considerado vulnerável durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o parlamentar, “a pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse em entrevista à Agência Senado.

Além disso, o senador frisou os possíveis benefícios que ela trará para a economia brasileira, caso a prposta aprovada.

“[…] Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, disse Paim.

Andamento da proposta

O projeto, atualmente, está na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, com parecer favorável do próprio Paim, que também atua como relator.

Porém, para que a medida seja concretizada, serão necessárias outras etapas e votações, como a da CDH.

Além disso, vale destacar que o texto também necessita passar por plenário numa votação com todos os senadores.

Com a proximidade de dezembro, o senador solicitou aos colegas mais agilidade na avaliação da proposta, para que os pagamentos possam acontecer até o Natal de 2020.

Antecipação do 13º salário

O Governo Federal antecipou este ano o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Os pagamentos foram feitos em duas parcelas, entre abril e junho.

“Na realidade do nosso vasto Brasil os aposentados e pensionistas, na grande maioria, ajudam a sustentar toda a família. Antes da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas já dependiam da renda dos idosos para viver”, declarou Paim.

O Governo Federal decretou que, a partir de 2021, a antecipação do 13º salário será feita aos aposentados, pensionistas, segurados por morte e de outros auxílios do INSS sem a necessidade de medida provisória.

Veja também: Novo projeto: abono extra de R$ 2 mil pelo INSS; veja quem pode

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
50 Comentários
  1. expedito.messias Diz

    NA ERA PT O PAULO PAIM APRESENTAVA O PROJETO VOTAVA AFAVOR. ENTÃO O LULA OU A DILMA VETAVA ELE A VOTAVA NO VETO DO PRESIDENTE ERA ASSIM QUE ELE COSTUMAVA FAZER.

  2. Ubiratan pessoa da Silva Diz

    Eu duvido muito que os policos e o Jair Bolsonaro vão se importa com o as aposentados e pensionistas .para eles e um grupo de desocupados, Não é interessante salvar.

  3. Sergio Diz

    Me desculpe falar indepedente de qualquer presidente ele é o ultimo a provar ou não aprovar o projeto nos estamos dependendo da aprovação dos senadores e deputados ai vamos saber se o presidente aprova ou não eu espero que aprove os senadores estão segurando o projeto temos que cobrar primeiro dos senadores , deputados para chegar até o presidente

    1. Tania Mara de A Carvalho Diz

      Sobre o 14 para os aposentados do inss… Também poderia ser antecipado o 13 do primeiro semestre de 2021, que também não seria totalmente bom, mas é uma opção, pois eu tenho certeza que muitos idosos estão precisando muito desse abono que foi antecipado sem a nossa permissão.

  4. Elisabeth Diz

    Absurdo a pessoa que falou que se fosse o Lula ja teria resolvido a situação dos aposentados … se fosse o LULA ele teria ficado mas rico… fora PT dos infernos … esse babaca do bolso só sabe defender os filhos … ele quer que os aposentados continuem a morrer pra ficarem com o salário dos idosos … não está nem aí pro povo … só sabe falar besteiras … se acha o todo poderoso …. não passa de um engomadinho que o cargo subiu n cabeça

    1. Sergio Diz

      Me desculpe falar indepedente de qualquer presidente ele é o ultimo a provar ou não aprovar o projeto nos estamos dependendo da aprovação dos senadores e deputados ai vamos saber se o presidente aprova ou não eu espero que aprove os senadores estão segurando o projeto temos que cobrar primeiro dos senadores , deputados para chegar até o presidente

    2. José Rocha de Araújo Diz

      Os aposentado estão morrendo sem dinheiro para comprar remédio os aposentado não teve beneficio algum nessa pandemia altoriďades do gonverno tenha misericórdia dos aposentado e dos pobres brasileiros obrigado

  5. Joelmir Pereira Dos Santos Diz

    Eu acho que seria uma boa esse 14, afinal o governo deu um monte de dinheiro para quem nunca trabalhou, mas que tem um monte de aposentado que joga o dinheiro no lixo e depois fica chorando tem, e outra coisa se não conseguiu se estabilizar financeiramente até agora não vai conseguir nunca.

    1. ANTONIO CARLOS MIRANDA Diz

      Os aposentados deveria ter um salário mais digno, que fosse o suficiente para passar o mês, fazer as compras de alimentos, roupas e calçados, pagar água e luz, pagar aluguel, comprar os remédios que são muitos, e sobrar um pouco para de vez em quando ter um lazer, trabalharam e contribuíram 35 anos, (esse belo) que falou que tem aposentado jogando dinheiro no lixo, porque ele não vai comer um quilo de sal junto e viver o dia a dia com eles? A final de conta os aposentados não tão pedindo nada, é a situação da crise que tá oferecendo, eu parabenizo o governo e os que criaram isso.
      Observação: Se o Governo deu um monte de dinheiro para quem nunca trabalhou, isso não é problema seu, seja honesto e trabalha, para você nunca precisar, tudo o que você tiver é do seu próprio suór

  6. NANCI MARQUE Diz

    ACHO MAIS QUE POVO TEM SAIR NAS RUAS EXIGIR OS DIREITOS , PORQUE RECEBERAM MUITO DINHEIRO PARA NOS AJUDAR DE FORA E POVO ESTÁ AINDA NA ESPERA DESSES QUE ESTÃO PARANDO BRASIL DESDE 2016, TUDO SAFADOS E MELHOR DIZER (CORRUPTOS, SAFADOS E GOVERNO E GUEDES TEMER ARRUINOU MAIS ESTE PAIS E ACABOU POPULAÇÃO E AINDA MUITOS FICARAM CHOCO, POVO TEM MAIS EXIGIR. VCS. ACHAM SÓ SAL. PAIM COM MORDOMAS E MAIS ENTRA LISTAS DESTES TODOS SAL.DELES MAIS 200.0OO, MIL FORA MORDOMAS ENTÃO ELES TERIAM INTERESSE. POVO FICOU CHOCO SE FOSSE LULA JÁ ESTARIA RESOLVIDO E BRASIL ESTARIA FORA DA MISERIA.!!!!!!!!!!!!!!!!! TODOS LAD………………………………………………………………………. TEM QUEM FEZ MELHOR FHC E LULA , ESSE VAI FAZER DITADURA . ESSE GUEDES FDP TODA CORJA NO FINAL VCS,. ESTÃO PAGANDO TUDO ELES ILESOS.!!!!!!!!

  7. joâo domingos de paula Diz

    Boa tarde!nem tudo esta perdido ainda tem politicos serios,PAULO PAIM e um deles esse compromisso esta em boas maos,contamos com o bom senso dos politicos, afinal 2022 tem eleiçao de novo,estamos de olho, o BRASIL esta em mudança teve muitas rejeiçao nas ultimas eleiçoes tenho certeza que vao votar a favor.ab.

  8. eduardo de souza felix pererira Diz

    Que legal isso; Não é vulgar é uma lição:
    Estou na merda. Ricos estão no paraíso alimentar. Morremos. Ricos entram no mel e eu no balde de merda…. Digo então ao Senhor Iluminado “que injustiça é essa????” / vem a ultima ordem; saiam dos baldes e agora um lambe o outro…. será assim / com isso saibam: existe das ruins e dias bons, Deus assim fez acontecer para que nunca saibamos o futuro…

    1. Adalgiso Alves Diz

      Primeiro fim de ano que passo por dificuldade financeira, meu primeiro Natal na sofrência, e outra, não vai sai nada em benefício aos aposentados por conta da pedemia, o que teve de sair já saiu, que foi o adiantamento do décimo terceiro em Maio e junho, o Décimo quarto não vai sair, os congressistas já maís aprovariam esse décimo quarto, até porque, tirariam ao que eles tem, ou seja, eles tem esse direito de receber. Esquece, não vai ser aprovado, ser aprovado será vetado, ou pelo presidente ou pelo supremo.

  9. eduardo de souza felix pererira Diz

    que interessante ao visualizar números. 1 trilhão … qual é o valor do faturamento total, seria em torno de 13 trilhões? Pois esse é o que foi avaliado a VALE do Rio Doce. Só ela coloca o faturamento total do Brasil no Bolso. Digo só ela. Vejamos quantas mais existem e ficaríamos de queixo caído. Detalhe, isso não nos pertence mais. Toda extração vai para outro País. Agora a alimentação e daqui para frente não surpreenderá a água também não ser mais nossa….

    1. Maria Rosa Teles Diz

      Espera sentado, que em pé vocês cansa, todos tem esperança em políticos, menos eu.

  10. Cleonice Saldanha Cabral Diz

    Olha por nós está muito difícil eu sou aposentada sozinha as minhas contas todas atrasadas tenho dois filhos um adolescente e outro maior desmpregado já ñ sei onde tirar dinheiro sem trabalho este décimo quarto vai ajudar muita gente pensem com carinho, que Deus abençoe e ilumine a todos nós é este povo sofrido .

  11. Aparecida Alves Yamamoto Diz

    Teria que tirar esse tal de fator previdenciário ele está consumindo com o nosso pagamento,Eu acho injusto quem trabalhou 35 anos e contribuiu com dez salário mínimo para se aposentar e vem com esse fator para tirar o que foi pago é uma injustiça…. Senhor Presidente reveja essa injustiça se foi pago para o INNS dez salário mínimo de contribuição então que pague os dez salários mínimos.

  12. João Diz

    Porque não aprovar o 14 dos aposentados, São pessoas que trabalham em média 35 anos para isso,e são os únicos que não receberam na ,na pandemia,em quando muitos que receberam nunca ,sequer trabalharam na vida ,na mais justo que o aposentados receberem também certo

  13. Roberto Piekarz Diz

    Prorrogar as parcelas do seguro desemprego para quem ficou desempregado não da.Ai vão pagar decimo quarto em que os aposentados e pensionistas foram afetados ? É pra acaba mesmo

  14. Rosangela Francelino Diz

    O meu TB e ainda o mês de novembro ficou retido não consegui receber

  15. Fatima Diz

    Pq essa demora em aprovar nosso 14* salário.?

  16. Ulysses Diz

    Se fosse para os políticos receberem eles já teriam aprovado não esperem que irão aprovar

  17. Transeunte Insolente Diz

    Muito boa esta idéia, ele poderia também criar um projeto de redução do salário e custos do políticos pois a conta vai para que está trabalhando né? Daqui alguns meses eles aumentaram os anos para poder aposentar kkkk. Isso ninguém pública. Pode criticar a vontade pois não irei perder meu tempo de trabalho para voltar aqui e ler mesmo.

    1. José Rocha de Araújo Diz

      Pesso que ajudam os aposentado que na pandemia não tiveram beneficio algum e ainda perderam o emprego por ser do grupo de risco presidente tenha compaixão dos aposentado e dos pobres brasileiros e dos estrangeiros que estão conosco que Deus te abençoe

  18. Wagner Dias Da Silva Diz

    Estamos aguardando o abono até o.Natsl.

  19. MIQUEAS OLIVEIRA DO NASCIMENTO Diz

    Sou vjuvo, portanto pensionista do INSS. Não posuo outra renda, rogo as autoridades que aprovem com urgência à aprovação urgente deste 14o salário pois será a nossa salvação pra não morrer-mos de fome.

  20. João Mendes Diz

    Pessoal resume tudo a dar dinheiro, pow ja teve auxílio, foi prorrogado, entendo a necessidade de muitos mais, esse governo ta criando um rombo enorme na economia, tem que parar com essas propostas absurdas de dar dinheiro pra ganhar voto. Toma no cu rpz

    Pessoal se vende por nada

    Tomara que nao aprove!!!!!

    1. Denize Diz

      Uau!
      Eu entendo sua ira, más talvez eles n conseguiram outro jeito para ajudar todos.
      Más vc tem q entender q nem todos se vedem , más sim acabamos sendo cúmplices de por bem o mal estar necessitando da ajuda deles, independente de qual maneira e
      qual os motivos por trás dá ajuda.👍

    2. Juzimar Guijjjjmarães Diz

      Para você que não conhece o ” aposentado”, fica fácil dizer este absurdo e fazer está comparação.
      Deus ajude que você não precise e nem venha precisar quando for se aposentar.
      Obs. Conheça o processo primeiro, antes de se propor a fazer este comentário ridículo

    3. Nilce Diz

      Nada é de graça, pagamos um absurdo de impostos , desconto de INSS pra onde vai tanto dinheiro? Você procura um atendimento no Sus não tem remédio, leitos, não pagam os médicos e os enfermeiros , a educação falta qualidade, as escolas caindo aos pedaços tem lugar que nem escola tem enquanto eles lá tem plano de saúde até prós parentes as nossas custas, os filhos estudam em escola particular, são donos de fazenda, de mansão passam férias no exterior tudo as nossas custas então tem mais é que pagar mesmo para os velhinhos aposentados e pro auxílio emergencial, não estão dando nada estão devolvendo o que o trabalhador paga de impostos.

      1. EliaenaEE Diz

        Espero que o 14 salário para aposentados do INSS saia o mais rápido possível. Estou precisando muiro

  21. GILVANEIDE ANTUNES BERTULESA Diz

    Acredito que todos nós estamos precisando desse salário extra, Deus sabe das dificuldades , que os políticos olhe com carinho pra nossa situação. Deus esteja direcionando todos os envolvidos.

  22. Lorenilce Acacia Topolski Diz

    Pelo amor de Deus eu sou viuva e moro com a filha e duas netinha sou arrimo dessa minha familia…se naobvier esse14 …nao teremos nada no Natal…ja não tenho nem margem mais pra faxer emprestimos …minha renda está reduzida em menos da metade…por favor….paflamentares vejam as nossas nessecidades….

  23. Rosária Diz

    Infelismente esse pagamento não virá.Estamos apenas há uma semana do recesso parlamentar e nenhum deputado vai querer trabalhar só por causa dessa votacão.

  24. Ediana Diz

    Tomará que seja aprovado, minha mãe precisa muito.

  25. Dulce Pereira Diz

    Pelo amor de Deus precisamos muito desse decimo quarto sou viuva, meu filho 22 anos desempregsdo sou o esteio da casa

  26. Edeleine Aparecida Mario Diz

    Deus abençoe que vocês vêem nossas necessidades, aprovem esse décimo quarto.

  27. Alexandre da Silva Moura Diz

    Quêm é aposentada ou pensionista,vamos lembrar que a maioria dos aposentados e familiares vão votar somente quem for a favor do décimo quarto.

    1. Rosangela Francelino Diz

      Lembraremos disso na próxima eleição Bolsonaro vai perder muito votos por causa disso

  28. Francisca Mendes Diz

    Vai ser de muita valia se tudo der certo e ser aprovado 14°para aposentados que já estão com dificuldades pois faltou a ajuda dos filhos que podiam ajudar com medicamentos que faltam pelo governo e outros que não tem que se tudo certo Amém!

  29. Marion Alencar Portela Diz

    Fiquei muito feliz com a notícia do 14° Salário. Fiquei aliviada e esperançosa, pois estou com o meu primogênito aqui em casa com os 2 filhos. Está desempregado, e esse abono será de grande ajuda. Espero que seja agora em Dezembro, pq tem muitos pensionistas e aposentado, que estão passando por dificuldades.
    Boa tarde.

  30. Mário luis Diz

    Paulo Paim é humano pensa nos aposentados infelizmente não se pode dizer dos presidentes da câmara e do Senado que só pensam na reeleição

    1. Rosangela Francelino Diz

      Nunca pensam no idoso que tanto trabalhou

  31. Clovis de souza silva Diz

    Sindicato e todos aposentados do Brasil inteiro, pagarem os nomes dos deputados e senadores que não votarem a aprovacao deste abono Natalino ou o decimo quarto salario. Em 3021 e 2022 terá eleição e daremos o troco nas urnas. Como dizia o boca do Inferno” nossa Sé da Bahia,hoje Brasília virou um presépio de Bestas se não for Estrevaria”.

    1. Rosangela Francelino Diz

      Sim faremos de tudo pra tirar esses desumanos de la

  32. Rosemarie granzoi Diz

    Eu como aposentada,e convivendo no dia a dia com aposentados,peço por misericórdia,aprovem esse 14°salario tem que sair.estamos precisando urgente.e médico, é farmácia,se contar que agora em dezembro já começa o iptu,a limpeza pública e tantas coisasais

  33. Nailza Diz

    Eu sou pensionista e espero mais impatia de todos principalmente dos governantes do nosso Brasil precisamos muito do décimo quarto salário

  34. Alcimar Martins Diz

    Vai ser de muita valia
    Que tudo de certo

    1. VALDECIR APARECIDO Diz

      Meu marido faleceu e já tinha recebido o 13 salário como ficou doente tive que gastar com ele….e agora preciso desse 14 salário para pagar as dívidas que ele deixou…por favor aprovem esse 14 urgente.

      1. Rosangela Francelino Diz

        O meu TB e ainda o mês de novembro ficou retido não consegui receber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.