Nova fase de renegociação: Dívidas do FIES tem 96% do valor ANULADO

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que visa facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades dos estudantes. No entanto, muitos beneficiários do FIES enfrentam dificuldades para quitar suas dívidas, o que pode comprometer sua vida financeira e até mesmo seu nome.

Felizmente, uma nova fase de renegociação das dívidas do FIES promete aliviar a situação desses estudantes. De acordo com informações do governo federal, essa iniciativa já garantiu a anulação de até 96% do valor total das dívidas, oferecendo condições mais vantajosas de pagamento e possibilitando que os devedores regularizem sua situação.

O programa Desenrola FIES e seus resultados

Essa nova fase de renegociação das dívidas do FIES é conhecida como Desenrola FIES. Lançado no último trimestre de 2023, o programa pretende estimular a negociação das dívidas e oferecer descontos significativos aos devedores. Desde então, já foram negociados cerca de R$ 9 bilhões de débitos em aberto, sendo que R$ 382 milhões já retornaram aos cofres do governo.

Esses resultados expressivos demonstram o impacto positivo do Desenrola FIES na vida dos estudantes endividados. Com a possibilidade de anular até 96% do valor original das dívidas, o programa oferece uma oportunidade única para que eles possam quitar seus débitos e restabelecer sua situação financeira.

Condições de pagamento das dívidas do FIES

As condições de pagamento das dívidas do FIES variam conforme o tempo de atraso dos pagamentos e a situação do estudante. Aqueles com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023 têm as seguintes opções:

  • Desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista;
  • Parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato.

Já os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, têm a seguinte opção:

  • Desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

E, por fim, os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias até 30 de junho de 2023, que não se enquadrem nas hipóteses anteriores, têm a opção de:

  • Desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Essas condições de pagamento oferecem aos estudantes endividados a oportunidade de regularizar sua situação de forma mais acessível, proporcionando alívio financeiro e a possibilidade de limpar seus nomes.

Como negociar suas dívidas pelo Desenrola FIES?

Para aproveitar as condições de renegociação oferecidas pelo Desenrola FIES, os estudantes devem realizar a negociação de suas dívidas até 31 de maio deste ano. A forma de negociação varia conforme o banco em que o contrato do FIES foi firmado:

  • Caixa Econômica: os estudantes devem acessar o site do FIES ou utilizar o App FIES Caixa para iniciar o processo de negociação.
  • Banco do Brasil: os estudantes devem acessar o App Banco do Brasil e selecionar as opções “Solução de dívidas” e “Renegociação do FIES”.

É importante ressaltar que a negociação das dívidas do FIES é uma oportunidade única, e os estudantes devem aproveitá-la dentro do prazo estipulado pelo programa. Dessa forma, eles poderão regularizar sua situação financeira, evitar possíveis problemas futuros e ter acesso a novas oportunidades de crédito.

Ademais, a nova fase de renegociação das dívidas do FIES, por meio do programa Desenrola FIES, traz esperança aos estudantes endividados. Com a possibilidade de anular até 96% do valor original das dívidas, essa iniciativa oferece condições mais vantajosas de pagamento e a oportunidade de regularização financeira.

É fundamental que os estudantes aproveitem essa oportunidade única e negociem suas dívidas dentro do prazo estipulado. Ao fazer isso, eles poderão quitar seus débitos, limpar seus nomes e retomar sua vida financeira de forma mais tranquila.

Portanto, se você é um estudante com dívidas do FIES, não perca tempo e busque informações sobre a renegociação pelo Desenrola FIES. Aproveite essa chance de resolver sua situação financeira e garantir um futuro mais promissor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.