A declaração de LULA que irritou a todos hoje

Presidente eleito deu declaração sobre bolsa de valores ainda durante viagem ao Egito. Mercado não gostou

Uma nova declaração do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece ter irritado setores do mercado na manhã desta quinta-feira (17). “Não adianta ficar pensando só em responsabilidade fiscal”, disse ele ainda durante a sua viagem ao Egito, onde participa de uma conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo o que acontece é você tirar dinheiro da saúde, da educação, da cultura”, seguiu o presidente eleito. “Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não tira um centavo do sistema financeiro. Se eu falar isso, vai cair a bolsa, o dólar vai aumentar, paciência. O dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta do especuladores que vivem especulando todo santo dia”, completou.

A declaração parece ter irritado o mercado também porque ela acontece apenas um dia depois da entrega da PEC da Transição. O texto, que indica que o Auxílio Brasil ficará fora do teto de gastos em 2023, também aponta para um gasto de quase R$ 200 bilhões fora das regras fiscais atuais do país.

“Se fosse para discutir que não vamos pagar a quantidade de juros do sistema financeiro que pagamos todo ano, mas mantivéssemos os benefícios, tudo bem. Mas não, tudo o que acontece é tirar dinheiro da educação, da cultura. Tentam desmontar tudo aquilo que é da área social”, seguiu Lula em seu pronunciamento.

A reação do mercado

Dados oficiais do início do dia desta quinta-feira (17) mostram que o dólar subiu mais de 2% na abertura do mercado de câmbio, com a cotação atingindo R$ 5,53.

Ainda na quarta-feira (16), ainda antes da declaração de Lula, o índice Ibovespa caiu 2,58%, aos 110.243 pontos. Ao longo do dia, a bolsa chegou a cair 3%.

O mercado de juros futuros também apresentou alta. A taxa de depósitos interbancários (DI) para 2024 passou dos 14% ao ano.

Agronegócio

Na mesma reunião com representantes da sociedade civil, Lula voltou a falar sobre a sua relação com os setores do agronegócio. Este é um dos setores da sociedade que mais fizeram campanha para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano.

“Eu não me preocupo em dizer ‘ah, o agronegócio não gosta do Lula’, eu não quero que goste, eu só quero que me respeite como eu respeito eles. O verdadeiro empresário do agronegócio sabe que não pode fazer queimada em lugar que não pode queimar, não pode derrubar”, disse Lula.

“O verdadeiro empresário do agronegócio, ele tem compromisso porque ele sabe que a nível internacional se paga um preço se a gente for irresponsável”, completou ele.

Lula também voltou a dizer que vai cobrar ajuda dos países ricos aos países pobres na área de combate às mudanças climáticas.

“Sinceramente, as pessoas parecem que se esquecem. Por isso cobrei, lembrei que há uma dívida que precisa ser paga para os países que têm floresta sejam recompensados para cuidar daquilo”, disse o presidente eleito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.