Nova CNH já está valendo em todo o país; veja como trocar

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor na última quarta-feira (1º). Com a chegada do novo documento, muitos brasileiros se questionam quanto à necessidade de trocar a habilitação antiga.

A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor na última quarta-feira (1º). Com a chegada do novo documento, muitos brasileiros se questionam quanto à necessidade de trocar a habilitação antiga.

Confira essa e demais informações sobre a nova CNH a seguir!

Será necessário trocar a CNH antiga?

A resposta é não. Na realidade, a troca do documento só será necessária em casos de segunda via, renovação, inclusão de nova categoria, entre outras situações que exijam a emissão de uma nova CNH.

Sendo assim, caso esteja tudo em dia com o seu documento, não será necessário fazer a troca. Além disso, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a renovação da CNH ocorrerá gradativamente.

Lembrando que os recém-condutores já terão o documento emitido na nova versão.

O que mudou na CNH?

Em suma, as alterações no documento se concentram na adequação ao modelo internacional, trazendo, inclusive, modificações no que diz respeito à segurança e ao seu visual.

Itens de segurança

A nova CNH terá duas versões: digital e impressa. Essa não é uma novidade, uma vez que esse padrão já está em vigor desde 2017, contudo, a versão impressa utilizará papel de segurança e tinta fluorescente, que brilha no escuro, além de itens que serão visíveis apenas com luz ultravioleta e um holograma.

Ademais, é importante deixar claro que o novo padrão do documento vai destacar aqueles que estão com a permissão para dirigir ou a CNH definitiva. Para isso, a nova Carteira vai contar com duas letras, da seguinte forma:

  • Letra “P” para identificar que o motorista está com a permissão;
  • Letra “D” para identificar que o motorista está com a definitiva.

Além disso, o novo modelo também contará com o mesmo campo que existe atualmente do ACC (Autorização Para Conduzir Ciclomotor) e o seu padrão internacional (via código MRZ – Machine Readable Zone, utilizado em passaportes e permitirá o embarque em terminais de autoatendimento.

Novo visual

O novo modelo da carteira de habilitação vai acabar com o predomínio da cor verde. Agora, o documento passará a ter tanto a cor verde, quanto amarela.

Conforme o novo documento oficial, na parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto. Sendo assim, o documento se torna diferente do anterior, onde a assinatura fica após a dobra.

A versão também contará com um quadro com silhuetas de veículos que os motoristas estão habilitados a dirigir. A CNH terá ainda, um quadro de observações para informar possíveis restrições médicas ou se o condutor exerce atividade remunerada como motorista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.