Nova CNH 2022 começa a ser emitida; veja se a troca é obrigatória

Os motoristas já podem solicitar a emissão na nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso seja necessário. O documento foi reformulado com o objetivo de trazer mais segurança e um novo visual padronizado ao modelo internacional.

Os motoristas já podem solicitar a emissão na nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso seja necessário. O documento foi reformulado com o objetivo de trazer mais segurança e um novo visual padronizado ao modelo internacional.

Devido a sua implementação gradual, até o momento, a emissão da nova CNH não é obrigatória. Contudo, o novo documento já havia sido aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em dezembro de 2021.

Confira as novidades trazidas com a nova CNH:

Padrão internacional

Para facilitar a vida dos condutores, o novo modelo atende a todos os requisitos internacionais e tem o código Zona Legível por Máquina, o mesmo usado nos passaportes. Além disso, o documento traz uma tabela as categorias da habilitação, permitindo que o motorista seja facilmente identificado quando estiver dirigindo fora do país.

Nova identidade visual

A nova CNH também ganhou novas cores. O documento tem, predominantemente, as cores verde e amarela, o que deve ajudar na identificação dos condutores brasileiros.

Novo modelo

A nova versão da habilitação possui campos para novas informações, como a atividade desenvolvida pelo motorista, restrições médicas, tabela para identificação dos tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir, entre outros.

Itens de segurança

Com a intenção de trazer mais segurança, o novo documento conta com informações visíveis apenas sob a luz ultravioleta e um holograma na parte inferior para dificultar falsificações. Além desses itens, a carteira continua com a tecnologia do QR Code.

CNH Digital permanece

A CNH-e, disponibilizada há alguns meses por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) continua ativa, só que agora com alterações, conforme as atualizações feitas no documento físico.

Quando a troca da CNH será obrigatória?

É importante destacar que existem algumas situações em que a troca da CNH será obrigatória. Veja quais são:

  • Quando condutores forem renovar a habilitação, devido ao vencimento da CNH;
  • No momento da emissão da carteira;
  • Caso haja necessidade alterar alguma informação que consta no documento;
  • Em casos nos quais será preciso adicionar uma nova categoria;
  • Em casos de reabilitação do condutor; e
  • Quando o condutor desejar substituir a CNH pela habilitação estrangeira.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.