NOTIFICAÇÃO URGENTE para quem tem FGTS a receber

O Nubank está oferecendo antecipação do resgate

Não é segredo para ninguém que o Nubank é um dos maiores bancos digitais do país na atualidade. Milhões de clientes possuem conta na plataforma, que é reconhecida pela sua conveniência e confiabilidade. Os serviços oferecidos pela empresa também são atraentes para potenciais novos clientes. É importante destacar que é viável acessar empréstimos e realizar aplicações financeiras. E neste momento, o banco revelou uma nova oportunidade: saques do FGTS.

A fintech decidiu adentrar nesse mercado, mesmo com as modificações propostas pelo Governo Federal. Conforme anunciado pelo Nubank, os clientes terão a capacidade de efetuar saques do FGTS através do banco. Vale ressaltar que outras instituições financeiras já disponibilizam esse serviço.

Nubank agora fará adesão para o saque-aniversário do FGTS

Em primeiro lugar, é crucial esclarecer o que constitui o FGTS. Esse benefício é concedido aos trabalhadores sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

A cada mês, os empregadores são obrigados a depositar 8% do salário dos funcionários na conta do fundo. Desta forma, no caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem o direito de sacar o valor total, acrescido de uma multa de 40%.

Existe também outra opção de resgate conhecida como saque-aniversário, que foi criada em 2019. Anualmente, o trabalhador tem a oportunidade de sacar uma parte do seu FGTS no mês do seu aniversário.

No entanto, ao optar por essa modalidade, ele perde o direito ao saque em caso de demissão sem justa causa. Alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipar o saque-aniversário como uma forma de crédito. Agora, o Nubank anunciou que também oferecerá esse serviço.

Isso significa que os clientes contratados sob o regime da CLT e que escolheram o saque-aniversário poderão antecipar esse valor. No entanto, é importante ficar atento às taxas de juros.

A fintech está disponibilizando o crédito com uma taxa de 1,3% ao mês. Para solicitar, basta acessar o aplicativo por meio do link oficial. Vale ressaltar que a plataforma está disponível na Apple Store e na Google Play Store.

Conquanto, os clientes devem saber que o Nubank está anunciando sua incursão na modalidade de crédito em um momento diferenciado. É que o Governo Federal está discutindo possíveis alterações no saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

NOTIFICAÇÃO URGENTE para quem tem FGTS a receber
O Nubank está oferecendo antecipação do resgate – Imagem; Adobe Stock

Entenda as discursões que envolvem o saque-aniversário

De acordo com especialistas, o Nubank está introduzindo seu novo modelo de crédito em um período de transição. No início deste ano, o então ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, expressou críticas em relação ao saque-aniversário.

Ele chegou a defender que essa modalidade fosse abolida. Essas declarações geraram uma considerável reação negativa tanto entre os trabalhadores quanto entre as instituições financeiras.

É importante ressaltar que muitos brasileiros firmaram acordos com os bancos para solicitar adiantamentos do saque-aniversário. Atualmente, a expectativa é que o governo apresente propostas de alteração para essa modalidade, mas a sua extinção não está nos planos.

A viabilidade dessa mudança dependerá da proposta do Ministério do Trabalho e Emprego e da sua aprovação pelo Legislativo. Por enquanto, continua sendo possível aderir ao saque-aniversário e aproveitar os adiantamentos oferecidos pelos bancos.

Nova regra para o saque-aniversário é implementada

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, há um tempo, propôs alterações nas regras do Fundo de Garantia. Sua intenção é permitir o acesso ao saldo do FGTS para os trabalhadores que escolheram o saque-aniversário e, posteriormente, foram demitidos. Dessa forma, eles não seriam mais impedidos de sacar os recursos.

Segundo o ministro, essa proposta visa corrigir uma injustiça em relação aos trabalhadores. Portanto, se a proposta for aprovada, os trabalhadores terão a possibilidade de sacar os valores do fundo, mesmo que tenham optado pelo saque-aniversário em algum momento anterior.

Além disso, existe a perspectiva de que o saque-aniversário seja completamente eliminado em breve. No entanto, essa medida não pode ser implementada imediatamente devido ao grande número de pessoas que aderiram a essa modalidade.

Atualmente, mais de 28 milhões de trabalhadores estão no sistema de saque-aniversário. Além disso, muitos deles obtiveram empréstimos relacionados a esses valores e precisam do dinheiro para quitar suas dívidas.

Agora, é necessário aguardar para ver se essa nova regra será efetivamente aprovada pelo governo. Caso seja, os trabalhadores terão acesso às mudanças em breve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.