Processo Seletivo Simplificado: UFAL encerra inscrições nesta quinta-feira (23)

A UFAL está oferecendo mais de 400 vagas

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é uma instituição de ensino superior federal com sede em Maceió, capital do estado de Alagoas.

A UFAL oferece diversas oportunidades e cursos de graduação para os seus estudantes e promove a seleção de novos alunos de diferentes maneiras ao longo do ano.

Os estudantes interessados em estudar na UFAL devem ficar atentos: a instituição está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado 2024, mas o período de inscrições será encerrado nesta quinta-feira (23).

Dessa forma, para que você ainda consiga se inscrever, separamos um resumo completo sobre o Processo Seletivo Simplificado 2024 da UFAL. Vamos conferir!

Processo Seletivo Simplificado da UFAL: inscrições terminam nesta quinta-feira (23)

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a UFAL irá encerrar as inscrições para a edição 2024 do Processo Seletivo Simplificado (PSS) às 23h59 desta quinta-feira, dia 23 de novembro. O processo seletivo é realizado em colaboração com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFAL), na modalidade de educação à distância, semipresencial.

Os estudantes interessados poderão se inscrever de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da COPEVE, responsável pelo processo seletivo da UFAL.

Processo Seletivo Simplificado 2024 da UFAL
A COPEVE é responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado 2024 da UFAL. Imagem: Edilson Omena/UFAL

A UFAL afirma que somente os candidatos que puderem apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e os estudantes que comprovarem conclusão do ensino médio poderão participar do Processo Seletivo Simplificado 2024. Dessa maneira, os estudantes que estão cursando a primeira ou a segunda série do ensino médio não poderão se inscrever para concorrer às vagas oferecidas pela instituição.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrição? Acesse o edital do Processo Seletivo Simplificado 2024 da UFAL e consulte mais informações sobre o processo seletivo.

Processo Seletivo Simplificado da UFAL: taxa de inscrição

Todos os estudantes deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 30,00 para participar do Processo Seletivo Simplificado da UFAL. O pagamento poderá ser efetuado via boleto bancário, pagável apenas nas agências do Banco do Brasil.

Mas, devemos ressaltar também que a UFAL ofereceu a isenção da taxa de inscrição para os estudantes que atendessem a determinados requisitos:

  • Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Candidatos membros de família de baixa renda, ou seja, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Os pedidos foram recebidos pela UFAL até o dia 30 de outubro e o resultado preliminar da isenção de taxa foi divulgado no dia 07 de novembro. Os candidatos puderam enviar recursos e a UFAL divulgou o resultado definitivo no dia 14 de novembro.

Processo Seletivo Simplificado da UFAL: funcionamento do processo seletivo

A UFAL irá realizar seleção dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado por meio da análise das notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao longo do ensino médio.

No dia 06 de dezembro, a UFAL irá publicar a lista de candidatos convocados para entrega presencial dos documentos de avaliação. O resultado preliminar do PSS 2024, por sua vez, será divulgado no dia 23 de janeiro.

Processo Seletivo Simplificado da UFAL: oferta de vagas

Nesta edição do Processo Seletivo Simplificado, a UFAL está oferecendo 404 vagas para os cursos de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. As vagas serão distribuídas em 11 polos diferentes: Maceió, Arapiraca, Cajueiro, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Porto Calvo, São José da Laje, Teotônio Vilela, Boca da Mata e Palmeira dos Índios.

As vagas disponíveis serão divididas entre os candidatos de dois grupos diferentes:

  • Grupo 1: vagas destinadas aos professores vinculados à secretaria de educação com vínculo efetivo em uma escola da rede pública de ensino do estado de Alagoas;
  • Grupo 2: vagas destinadas à ampla concorrência, para candidatos que concluíram todo o Ensino Médio ou tenham obtido certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou ainda por exames de certificação aplicados pelos sistemas estaduais de ensino.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.