Como emitir nota fiscal sendo MEI? Veja dicas práticas para seu negócio

Saiba como ter mais credibilidade com os seus clientes

Em primeiro lugar, você sabia que os Microempreendedores individuais (MEI) também podem emitir nota fiscal? Apesar de não se obrigatório, essa prática pode ser um diferencial para o seu negócio, já que confere mais credibilidade para o cliente.

No entanto, é muito comum que os empresários se questionem sobre como emitir nota fiscal sendo MEI, afinal, pela falta de necessidade, as pessoas acabam não se informando a respeito disso como deveriam.

Portanto, neste artigo, veja dicas práticas de como emitir nota fiscal sendo mei e veja seu negócio ganhar a confiança dos clientes por isso.

MEI precisa emitir nota fiscal?

De início, o MEI deve emitir nota fiscal somente quando as operações envolvem pessoas jurídicas como fornecedores e B2B, por exemplo. Ou seja, o MEI não precisa emitir nota fiscal na venda de algum produto para um cliente final. Na verdade, deve fazê-lo apenas quando o consumidor também possui CNPJ ou quando é um órgão público.

No entanto, o MEI pode emitir Notas Fiscais eletrônicas. Sendo assim, é importante fazer um registro na Secretaria da Fazenda, onde a empresa está credenciada.

Quais os tipos de notas fiscais para MEI

Se um cliente final (Pessoa Física) solicita a Nota Fiscal, seria interessante cumprir esse pedido. Porém, nesse momento surge a questão: como emitir nota fiscal sendo MEI? Então, abaixo, separamos alguns tipos para você que deseja oferecer esse comprovante para seus clientes. Acompanhe.

Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Um dos modelos mais usados por MEI’s para oferecer é a Nota Fiscal Avulsa. Afinal, é uma solução para quem não vende produtos e também não realiza muitas operações frequentemente.

Aliás, a emissão do documento é feito de forma individual tanto em papel como em forma eletrônica. Além disso, deve preencher os campos iguais os de uma Nota Fiscal tradicional.

Ademais, a Nota Fiscal Avulsa serve para regularizar as operações das empresas, bem como, colocar em ordem a carga tributária necessária para o negócio.

Como emitir nota fiscal sendo MEI? Veja dicas práticas para seu negócio. Foto: Canva Pro

Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e)

Prática e eficiente, a Nota Fiscal Avulsa eletrônica evita muito trabalho manual. Além do mais, evita erros que podem ocorrer pela digitação das pessoas.

Dessa forma, basta solicitar o documento pela internet. Mas, caso o serviço não seja feito, é preciso ir à Secretaria da Fazendo (Sefaz) onde está o registro da empresa para buscar a Nota Fiscal impressa.

Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

Apesar de não ser obrigatória a emissão de Nota Fiscal eletrônica, como dissemos, o MEI pode oferecer esse serviço como um diferencial. Assim, o cliente vai se sentir mais seguro ao consumir seus produtos.

Pois, o documento comprova a compra e possui lastro com a Receita Federal. Portanto, além de regularizar a tributação, a emissão de NFe pode melhorar o controle dos processos realizados dentro da sua empresa.

Logo, se você deseja emitir Nota Fiscal eletrônica, é preciso realizar os mesmos procedimentos que uma empresa precisaria fazer se não fosse operada por MEI.

Nota Fiscal de Venda ao Consumidor

Ideal para quem trabalha com comércio de vendas de mercadorias, essa é uma opção que pode ser preenchida manualmente. Portanto, para começar a emitir esse tipo de nota fiscal, é preciso ir à Secretaria da Fazenda Estadual para solicitar um bloco de notas fiscais credenciado.

Além disso, vale lembrar que esse modelo não é encontrado em todo o Brasil. Portanto, sempre busque formas alternativas de emitir esse documento.

Veja como emitir nota fiscal sendo MEI

Agora que você já conhece todos os modelos de Notas Fiscais para emitir sendo MEI, veja como fazer isso, na prática. Afinal, esse é um processo simples, mas muitos ainda não sabem como fazer.

Para isso, basta solicitar à Secretaria da Fazendo do seu estado ou município onde a empresa está situada e aguardar a aprovação para emissão de notas.

Caso sua empresa esteja situada em mais regiões, é preciso fazer isso em cada unidade estadual. Afinal, a legislação pode variar de um local para outro do país.

Além de conseguir a autorização da Secretaria da Fazenda, você precisa de um Certificado Digital. Que é uma assinatura eletrônica que atesta as informações passadas e de um programa de computador que emite Nota Fiscal MEI.

Dessa forma, você consegue emitir Notas Fiscais eletrônicas sempre que for necessário. Dessa forma, agrada tanto aos seus clientes que verão seu negócio com bons olhos e, claro, a Receita Federal que legisla sobre tudo isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.