NÃO SABE SE TEM SALDO NO PIS/PASEP? Aprenda a consultar agora mesmo pelo celular com este GUIA PRÁTICO

Muitos brasileiros têm saldo no PIS/PASEP, mas nem se dão conta disso. Inclusive, pode ser que você mesmo tenha um valor para receber, mas, por algum motivo, deixou passar essa informação e, agora, pode fazer a consulta para tirar a dúvida.

Pensando nisso, fizemos este guia prático com um passo a passo super simples de como você pode consultar se tem algum valor para receber do PIS/PASEP e, assim, poder usufruir do que é seu por direito. Acompanhe e saiba mais!

consultar o PIS/PASEP
Veja como consultar o PIS/PASEP. Imagem: Canva

Como consultar o PIS/PASEP?

Existem algumas formas de fazer a consulta diretamente pelo seu celular. Hoje, você pode baixar diferentes aplicativos para fazer esse tipo de consulta, como você pode ver a seguir:

Aplicativo de Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo de Carteira de Trabalho Digital é uma forma bastante simples de você consultar se tem PIS/PASEP pendente para receber. Além disso, nesse app você também pode acessar diversas informações sobre os seus registros de trabalho CLT, podendo verificar se tudo está dentro dos conformes. Veja só como é possível fazer a consulta facilmente:

  1. Primeiramente, entre na loja de aplicativos do seu celular e pesquise pela “Carteira de Trabalho Digital”;
  2. Em seguida, clique na opção “Entrar”;
  3. Faça o login utilizando a sua conta Gov.br. Se você ainda não tiver essa conta, deverá criá-la primeiro para, então, fazer o seu login;
  4. Em seguida, você deverá clicar sobre a opção descrita como “Contratos”;
  5. Visualize todos os contratos que estão registrados na sua carteira de trabalho. Ao encontrar o contrato atual ativo, clique na opção que aparece como sinal de mais (+) ao lado do nome da sua empresa;
  6. Ali você encontrará o número do seu PIS/PASEP e poderá clicar na opção “Benefícios” para saber se você tem direito a receber algum valor.

Aplicativo do FGTS

Outro aplicativo que também contém informações importantes sobre o seu PIS/PASEP é o aplicativo do FGTS. Nele, você poderá visualizar se o seu empregador está fazendo os depósitos necessários, todos os meses, e qual é o valor depositado. Além disso, poderá consultar o PIS/PASEP de forma super simples, veja só:

  1. Abra o aplicativo no seu celular, depois de instalá-lo corretamente;
  2. Faça o seu login utilizando CPF e senha, ou crie o login caso ainda não o tenha;
  3. Responda o questionário que aparecerá na sua tela. Esse questionário evita que pessoas que não sejam você consigam entrar na sua conta;
  4. Depois que o login for efetuado corretamente, basta clicar na opção “Mais”;
  5. Feito isso, você poderá clicar na opção “Endereço e dados pessoais” e acessar mais informações sobre o seu PIS/PASEP.

Dessas duas formas você pode ter acesso a informações importantes sobre o seu PIS/PASEP e assim garantir que receba o pagamento que é seu por direito. Lembrando que o saque do PIS ocorre normalmente com o Cartão Cidadão, na Caixa Econômica Federal.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a forma como você pode sacar o dinheiro, entre em contato com a sua agência para esclarecer tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.