Não fui bem na prova, e agora?

Não fui bem na prova, e agora?

Você tem feito essa pergunta para si mesmo? Está se sentindo desanimado por ter tirado uma nota muito abaixo do esperado? Calma! Saiba que você não está sozinho nessa.

Todos os dias, muitos estudantes vivem este mesmo tipo de frustração. Faz parte do desenvolvimento acadêmico de qualquer pessoa.

Assim sendo, ao invés de ficar se “culpando” e se maltratando por isso, veja, neste texto, algumas considerações que podem ajudar você a lidar melhor com essa situação. Acompanhe!

Não fui bem na prova, e agora?

Quando você pensa “não fui bem na prova, e agora?” o que lhe vem à mente? Tristeza? Culpa? Desespero? Raiva? Pense um pouco sobre isso.

Essas emoções, embora sejam dolorosas e desgastantes, não devem ser caladas ou deixadas de lado. Elas devem ser ouvidas para que seja possível elaborá-las e superá-las.

Por isso, não caia na ideia de que é só ignorar e “partir para outra”. Se a dor emocional existe, você deve dar atenção a ela até que haja uma “melhora”. Isso nada mais é do que um sinal de respeito para consigo mesmo.

Dito isso, vamos a mais considerações que parte desse pressuposto:

1. Lembre-se de que uma prova é algo pontual

Quando você estiver se sentindo frustrado com os estudos, tente mentalizar que a prova não é o resultado de toda a sua vida acadêmica. Mas sim, diz respeito a algo pontual, momentâneo. Nenhuma prova é capaz de provar todos os seus conhecimentos – tampouco a ausência deles.

Quando você enxergar uma prova por essa perspectiva, automaticamente perceberá que ela não tem um peso tão grande assim. Pois como dizem algumas pessoas: uma prova não prova nada, tendo em vista que problemas emocionais, físicos e o ambiente da execução da prova podem atrapalhar o resultado.

2. Viva o seu luto e chore se preciso for

Como falamos logo acima, você não deve, simplesmente, ignorar o que está sentindo. Mas sim, deve viver as suas emoções e o seu luto. Afinal, trata-se de um tipo de perda, que gera dor psíquica.

Por isso, coloque para fora, desabafando, escrevendo e/ou chorando. Quanto mais você elaborar e gastar a sua dor, mais rápido conseguirá lidar com a situação. Só não vale negligenciar o que você está sentindo.

3. Estude o que você errou

Depois que conseguir se acalmar um pouco mais, comece a estudar o que você errou. Veja quais foram as questões que você respondeu de forma equivocada e descubra quais seriam as alternativas corretas.

Estude bem essas partes da sua prova, a fim de absorver esses conhecimentos e, assim, aprender com esses erros.

4. Lembre-se de que haverá outras oportunidades

Considere a ideia de que haverá outras oportunidades para colocar os seus conhecimentos em prática. Uma única prova não é o fim da vida, mesmo que a próxima demore para chegar…

Tenha essa consciência, inclusive, antes de fazer a prova. Pois assim você evita aquela sobrecarga emocional e pode aumentar as suas chances de sucesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.