Muitos Fatores Impactam na Entrevista de Emprego

O sucesso do candidato dentro da entrevista de emprego é multifatorial

O sucesso do candidato dentro da entrevista de emprego é multifatorial. Por isso, todas as dicas sobre esse assunto devem ser adaptadas para que o candidato não perca a sua naturalidade, o que é muito importante dentro de um processo seletivo.

No entanto, alguns pontos de atenção podem ser diferenciais para que o candidato se destaque positivamente e não fique aquém de sua capacidade durante a entrevista de emprego.

Evite atrasos

Primeiramente, é importante evitar atrasos. Pois o atraso pode ser um valor para uma empresa e, por conseguinte, um fator de exclusão do processo.

No entanto, o fato de estar em cima do horário marcado pode gerar uma tensão a mais que pode ser muito negativa para o candidato que já está sob pressão de estar em avaliação.

 A maneira de se vestir é importante no processo

A maneira de se vestir é muito importante dentro de uma entrevista de emprego, principalmente, porque a vestimenta do candidato não pode ser um contraste com a cultura da empresa. Por isso, é importante que verifique o site da empresa para que conheça a sua trajetória, missão, visão e valores.

Conheça a cultura da empresa

Dessa maneira, poderá adequar as suas vestes ao que a empresa acredita. Por exemplo, se a entrevista de emprego ocorrer em uma Startup, pode ser importante que você se vista de uma forma casual.

No entanto, se verificar que a entrevista ocorrerá em uma empresa tradicionalista, a vestimenta formal ainda é a melhor opção.

 A construção da sua narrativa

A sua narrativa é muito importante dentro da entrevista de emprego. Por isso, você pode direcionar suas respostas de forma objetiva através de uma construção efetiva de sua narrativa.

Para isso, você precisa conhecer o seu currículo de forma aprofundada, analisando quais são os seus pontos fortes e fracos em cada experiência pela qual passou.

Direcione seus pontos positivos na sua narrativa

Pois, ainda que a pergunta não lhe seja feita de forma direta, poderá direcionar seus pontos positivos relacionados à vaga de forma implícita dentro das suas respostas.

A importância da linguagem corporal na sua autoconfiança 

 Certamente, a linguagem corporal é muito importante. Por isso evite gesticular excessivamente, evite cruzar os braços e pernas, bem como, evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo. Dessa forma, passará a ter uma postura mais confiante e determinada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.