Como mudar hábitos no trabalho?

Mudar hábitos não é fácil, e mudar hábitos no trabalho pode ser ainda mais difícil, em alguns casos. Isto é, se estivermos muito acomodados com a forma como trabalhamos todos os dias, pode se tornar difícil conseguir fazer mudanças significativas na “rota diária”. Por isso, preparamos este conteúdo com considerações que podem ser usadas por você na hora de implementar mudanças consistentes. Vamos juntos pensar nas alternativas?

Como mudar hábitos no trabalho?

Para mudar hábitos no trabalho é interessante ter em mente que as grandes mudanças, normalmente, não acontecem da noite para o dia. Se temos “manias” e hábitos ruins, devemos, primeiro, saber enxergá-los, para depois analisarmos caminhos que podem nos ajudar a mudá-los. E esses caminhos não são mágicos, exigem paciência e dedicação, dia após dia.

Abaixo, nossas dicas partem desses pressupostos. Esperamos ajudar você!

1. Análise dos hábitos que quer mudar

Primeiramente, procure analisar quais são os hábitos ruins que você enxerga na sua rotina de trabalho. Seja bastante crítico nesse momento, pois, às vezes, tentamos justificar os nossos erros, dizendo que são inevitáveis – quando, em alguns casos, é possível evitar.

Pense sobre a sua rotina de trabalho e avalie quais são aquelas atitudes que você costuma colocar em prática, mesmo sendo algo ruim.

Será que você tem o hábito de olhar as redes sociais, enquanto deveria estar focado? Senta com a postura inadequada, prejudicando a saúde? Ou o hábito de beber água não faz parte da sua rotina? Pense bem sobre as diferentes situações e vá anotando.

2. Qual o propósito das mudanças?

Depois de listar os hábitos que você quer mudar no trabalho, pare e analise: qual o propósito por trás dessas mudanças?

Saber que a mudança é positiva é uma coisa, agora, saber quais são as vantagens por trás dela é outra coisa totalmente diferente.

Sendo assim, considere avaliar o que pode ser absorvido, positivamente, caso você consiga mudar hábitos no trabalho.

Por exemplo, se você senta com a postura inadequada, mudar esse hábito pode trazer mais qualidade de vida, bem-estar, concentração, e, ainda, diminui a dor nas costas no fim do dia.

3. Um hábito de cada vez

Cuidado com o desejo de mudar hábitos no trabalho que pode fazer com que você tente transformar a sua rotina da noite para o dia, ok?

Querer transformar a rotina, alterando muitos hábitos diferentes, pode ser um verdadeiro “tiro pela culatra”. Afinal, você poderá se sentir muito cansado e sobrecarregado devido à carga de mudanças, o que pode resultar na desistência em alguns casos.

Portanto, considere se comprometer com um hábito por vez, respeitando o seu tempo de adaptação.

4. Controle em agenda, planilha, post-it

Por fim, considere mudar hábitos no trabalho com a ajuda de planilha, agenda e/ou post-it.

A agenda no celular pode alertar quanto ao momento ideal para beber um pouco de água. Já a planilha pode controlar os seus horários de descanso e descontração com as redes sociais. Já o post-it, na tela do computador, pode servir de alerta para a sua postura, com algo como “sente-se direito” escrito.

São pequenas medidas que, reunidas, podem trazer grandes resultados em alguns casos. Experimente. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.