Nova mudança no PIX pega brasileiros de surpresa

Nova mudança no PIX pega brasileiros de surpresaNeste mês de abril, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, recebeu uma solicitação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), referente à possibilidade de parcelamento por meio do PIX, sistema de transferências instantâneas do BC. O objetivo é baratear o crédito no país por meio dessa ferramenta inovadora do sistema bancário.

Durante um evento virtual realizado por um banco de investimentos, o ministro Haddad destacou que essa proposta faz parte de um pacote de estímulo ao crédito.

“Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo PIX que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país”, disse Haddad durante o evento. 

Além disso, a excelente notícia é que o ministro ainda informou que o governo está preparando doze medidas para aprimorar as condições de crédito, sendo que metade delas já foi aprovada pelo Banco Central.

Modalidade de PIX parcelado

Apesar da intenção do governo federal de padronizar as operações no PIX parcelado, alguns bancos digitais já oferecem essa modalidade aos seus clientes. Nesses casos, o usuário consegue dividir o valor de uma compra ou serviço em parcelas por meio do sistema de pagamentos instantâneos. 

Desse modo, o dinheiro é transferido no mesmo instante para a conta do destinatário em uma única transação, enquanto o valor é debitado em parcelas na conta do cliente. No entanto, é importante saber que o parcelamento do PIX funciona como uma operação de crédito pessoal, ou seja, as instituições podem cobrar juros e outras taxas. 

Hoje em dia é possível efetuar uma transação de PIX parcelado para comprar qualquer item ou contratar serviços, desde que o estabelecimento aceite essa modalidade de pagamento. Apesar disso, antes de realizar a operação é recomendado conhecer as condições da instituição financeira e o valor das tarifas. 

O sistema de pagamentos do Banco Central

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos criado e gerido pelo Banco Central do Brasil. Ele permite que os usuários realizem transferências bancárias de forma rápida e segura, sem a necessidade de usar o dinheiro em espécie ou o cartão de crédito.

Para fazer uma transferência via PIX, é necessário ter uma conta em um banco, instituição financeira ou fintech que ofereça o serviço, ou seja, autorizada pelo Banco Central. Em seguida, o usuário deve acessar o aplicativo do banco ou fintech, selecionar a opção de PIX e informar a chave PIX do destinatário, como CPF/CNPJ, e-mail ou número de telefone.

Em seguida, o usuário deve informar o valor que deseja transferir e confirmar a operação com a senha ou biometria. Desta forma, o dinheiro é transferido instantaneamente para a conta do destinatário, que deve estar cadastrado no sistema PIX para receber o dinheiro. 

Vale informar que o PIX está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados. O sistema oferece uma série de vantagens em relação aos meios tradicionais de pagamento, como a rapidez na realização das transações e a segurança dos dados dos usuários. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.