Mtur: orientação para o fortalecer o turismo e a economia regional

O Ministério do Turismo (MTur) lançou um material oficial para a gestão municipal, objetivando fortalecer o turismo e a economia local. Saiba mais!

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou uma cartilha do Plano Diretor Orientado ao Turismo, sendo um documento voltado para gestores municipais e tem como objetivo auxiliar no direcionamento de ações e no fortalecimento do turismo nas cidades, elevando a economia local.

Mtur: orientação para o fortalecer o turismo e a economia regional

De acordo com divulgação oficial divulgada na data desta publicação, 27 de julho de 2022, o Plano Diretor Orientado ao Turismo já está disponível no portal do Ministério do Turismo (MTur). Conforme informações oficiais, o material é destinado a apoiar gestores municipais, em especial do turismo, em seus processos de planejamento e gestão do território.

Material desenvolvido em parceria com a UnB

O material do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), traz orientações para que municípios turísticos ou com potencial turístico possam alavancar o desenvolvimento municipal por meio do fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos gestores. Por isso, essa ação é significativa para a economia, visto que o turismo impacta diretamente a economia da região.

Diversos temas

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), entre os temas que serão encontrados pelos gestores na cartilha estão informações a respeito do que é um plano diretor; como definir uma equipe técnica e realizar um diagnóstico crítico e participativo; definir princípios, diretrizes e objetivos; como definir estratégias, prever e captar recursos para a execução; entre outros temas relevantes para o direcionamento do setor.

O Plano Diretor Orientado ao Turismo é um suporte orientativo para que municípios turísticos elaborem os seus respectivos Planos Diretores, buscando direcioná-los ao desenvolvimento e ao aproveitamento de espaços e atrativos turísticos.

Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) visa apoiar as cidades no que diz respeito a temas como turismo sustentável, geração de renda e empregos, garantia da acessibilidade e vitalidade dos espaços urbanos turísticos.

Capacitação

Com o intuito de capacitar gestores municipais, o Ministério do Turismo (MTur) realizou oficinas de disseminação do Plano Diretor Orientado ao Turismo. Foram cinco oficinas realizadas, de forma on-line, nas regiões brasileiras, contando com a participação de técnicos que orientaram e esclareceram dúvidas. As capacitações foram realizadas entre os dias 30 de maio a 3 de junho de 2022 e contemplaram as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O turismo e a economia

As ações do Ministério do Turismo (MTur) são de extrema valia para a economia, visto que os pontos turísticos atraem visitantes e, por conseguinte, fortalece o comércio local. Dessa forma, cria-se um ciclo positivo que ampara o empreendedor e aumenta a oferta de emprego e renda na região, sendo positivamente impactante para o país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.