MRE contrata banca para novo concurso público

Banca do concurso será o Cebraspe.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) está próximo de divulgar oficialmente seu novo concurso público! Isto é, visto que, recentemente, a pasta contratou o Centro Brasileiro de Pesquisas em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) para atuar como banca organizadora.

O documento que formalizou o acordo entre Cebraspe e MRE foi publicado em edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 12 de setembro. Desta forma, a empresa ficará responsável pela as inscrições, aplicação das etapas avaliativas e divulgação dos resultados da seleção.

Veja também: Concurso Nacional Unificado CONTA COM NOVAS DATAS

Portanto, a expectativa é de que o edital saia em breve!

Como será o concurso do MRE?

De acordo com o MRE, o novo concurso contará com oportunidades ao cargo de oficial de chancelaria. Isto é, função exclusiva para candidatos que apresentem formação superior, independentemente da área de formação.

É importante pontuar que o novo processo seletivo da pasta teve liberação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos durante o mês de junho deste ano. A pasta é responsável pela análise e autorização de editais federais.

Assim, a seleção contará com a oferta de 100 vagas, sendo deste número, 50 oportunidades para ingresso imediato e outras 50 para a formação de cadastro de reserva.

Além disso, junto aa contratação do Cebraspe, o MRE informou que não irá aderir ao Concurso Nacional Unificado.

Último concurso para o cargo foi em 2015

O último certame do Ministério das Relações Exteriores para a função de oficial de chancelaria foi no ano de 2015. No entanto, a banca da seleção foi a Fundação Getúlio Vargas, a FGV.

Na época, a oferta foi de 60 vagas para o posto, sendo todas as oportunidades para Brasília/DF.

No entanto, as avaliações do concurso tiveram aplicação nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre e Belém.

Desse modo, todos os participantes foram submetidos a duas etapas seletivas:

  • Prova discursiva e objetiva;
  • Curso de formação.

O exame objetivo contou com um total de 60 questões, da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa, com 20 questões;
  • Língua Inglesa, com 20 questões;
  • Noções de Direito, com 15 questões;
  • Noções de Contabilidade, com 15 questões;
  • Raciocínio Lógico, com 10 questões.

Veja também: IBGE publica edital de concurso público com 120 vagas

O processo seletivo contou com um período de validade de dois anos, podendo se estender por igual período. Assim, isso fez com que candidatos que constavam no cadastro de reserva fossem também convocados.

Ministério terá edital para assistente de chancelaria?

O MRE está sem um processo seletivo para o cargo de assistente de chancelaria desde o ano de 2008. Portanto, o Ministério também espera conseguir a liberação de um novo edital para mais esta função.

O último concurso contou com a oferta de 100 vagas, tendo também o Cebraspe como banca organizadora.

Sem a previsão de um novo edital para o posto, contudo, a pasta já acumula 731 cargos desocupados, possuindo 424 vagas ocupadas.

De acordo com o MRE, o posto de assistente de chancelaria apresenta a função de promover apoio administrativos aos servidores que ocupam o cargo de diplomata. Portanto, este contempla algumas tarefas como, por exemplo:

  • Digitação;
  • Processamento de informações;
  • Textos técnicos em idioma estrangeiro.

Além disso, a carreira também efetua serviços de apoio administrativo em tarefas específicas do Ministério das Relações Exteriores.

Atualmente, a função conta com uma carga horária de 40 horas semanais, tendo como requisito formação completa do ensino médio.

Como foi o último concurso?

O último concurso do Ministério das Relações Exteriores que contou com a oferta da função ocorreu no ano de 2008, momento em que foram disponibilizadas 100 vagas para o cargo. Na época, a carreira contava com uma remuneração inicial bruta de R$ 1.542,23.

De acordo com a pasta, o processo seletivo contou com a presença de 14.195 candidatos inscritos.

As avaliações tiveram duas etapas, sendo elas:

  • Prova discursiva e objetiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório;
  • Curso de preparação, de caráter eliminatório e classificatório.

Então, os exames foram no dia 30 de maio de 2008, no Distrito Federal, com duração de 5 horas.

A prova objetiva do concurso para o posto de assistente de chancelaria teve um total de 110 questões. Primeiramente, o bloco de Conhecimentos básicos contava com 50 questões das seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa;
  • Informática.

Ademais, o bloco de Conhecimentos específicos, com 60 questões, abrangia as disciplinas de:

  • Noções de administração;
  • Noções de contabilidade;
  • Noções de língua inglesa;
  • Noções de raciocínio lógico.

Já a etapa discursiva contou com quatro questões, que deveriam apresentar respostas de, no mínimo, 10 linhas, e de, no máximo, 30 linhas.

Essa fase teve como objetivo principal mensurar o conhecimento de cada candidato sobre o assunto abordado pela avaliação.

Então, a segunda parte do concurso foi formada pela realização de um curso de Preparação. Este contou com 70 horas presenciais, sendo ministrado na cidade de Brasília, Distrito Federal.

Todos os candidatos que participaram da etapa tiveram acesso a um auxílio financeiro.

Assim, por meio do certame houve a aprovação de 168 candidatos, ou seja, um número maior do que as 100 oportunidades que se encontravam previstas no edital.

Como funciona o MRE?

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) também é conhecido como Itamaraty e se trata de uma autarquia que faz parte do Poder Executivo. Este órgão, então, é responsável pela política externa e também pelas relações internacionais e diplomáticas do Brasil.

O Ministério conta com aproximadamente 220 representações por todo o mundo.

Desse modo, a pasta:

  • Executa funções de interesse do país no exterior;
  • Presta atendimento aos cidadãos brasileiros: e
  • Estimula a atuação de empresas nacionais em outros mercados estrangeiros.

Já a Secretaria de Estado das Relações Exteriores, que tem sede na capital do país, contempla os órgãos de assistência direta ao ministro das Relações Exteriores e a Secretaria Geral das Relações Exteriores, assim como suas seis Secretarias e o Instituto Rio Branco.

No exterior, a rede de unidades alberga:

  • 132 Embaixadas;
  • 54 Consulados-Gerais;
  • 10 Consulados;
  • 9 Vice-Consulados;
  • 11 Missões ou Delegações; e
  • 3 Escritórios.

Veja também: Petrobras convoca mais candidatos e confirma novo concurso público

As Embaixadas são responsáveis pela execução de funções de representação e negociação de interesses do Governo brasileiro junto aos países em que se encontram . Já os Consulados prestam atendimento à comunidade brasileira que reside no exterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.