MP que permite renegociação de dívidas do Fies chega ao Senado

Proposta de renegociação do Fies que já foi integralmente aprovada na Câmara dos Deputados, chega agora ao Senado

Na última terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Agora, a tarefa de concluir a aprovação é dos senadores. Segundo informações oficiais, o texto chegou ao Senado ainda na noite desta quarta-feira (18).

A MP 1.090/2021 é de autoria do Governo Federal e basicamente permite que estudantes possam renegociar as suas dívidas de contratos formulados até o segundo semestre do ano de 2017. Ao estudante, basta procurar o banco em que a dívida está registrada, e tentar realizar um acordo para pagar menos nos boletos.

Quando se considera apenas o período que acaba no segundo semestre de 2017, estamos falando de mais de 2,4 milhões de contratos, segundo dados do Governo Federal. São mais de R$ 106 milhões de saldo devedor na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, que eram os agentes financeiros exclusivos na época.

Segundo as informações do texto da MP, os estudantes podem ter desconto de até 77% do valor total negociado. Entretanto, as pessoas inscritas no Cadúnico podem ter um abatimento maior. Para este grupo específico, poderá existir um perdão de até 99% da dívida válida até este momento.

As regras em questão já estão valendo independente do ritmo da votação da MP no Congresso Nacional. Quando o Governo Federal assinou a Medida Provisória, o documento já passou a ter força de lei naquele momento. Agora, o Congresso apenas trabalha para cristalizar a lei e transformá-la em algo permanente.

Renegociação do Fies na Caixa Econômica

Caso o contrato do estudante tenha sido firmado com a Caixa Econômica Federal, ele pode consultar o site oficial do banco (sifesweb.caixa.gov.br), conferir as regras, o perfil de adesão e realizar uma simulação do acordo.

Ele pode concordar e gerar um boleto para os pagamentos. No momento em que ele paga a primeira parcela, o sistema entende como uma adesão à renegociação da dívida. Em caso de dúvidas, o indivíduo pode ligar para o número 0800 726 0101.

No Banco do Brasil

Assim como na Caixa, o estudante que pretende renegociar a dívida no Banco do Brasil, pode realizar o procedimento em qualquer agência física, ou até mesmo de forma digital através do app da instituição.

No aplicativo, selecione a opção “Soluções de Dívidas” e “Renegociação Fies”. Neste momento, o estudante saberá se tem direito de realizar o procedimento. Caso a resposta seja positiva, ele poderá verificar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento.

Na ocasião, o estudante pode optar por gerar um boleto e fazer o pagamento, assim como acontece com a Caixa Econômica Federal. Para mais informações, basta ligar para o número 0800 729 0001.

Números

Segundo informações do Ministério da Educação, pouco mais de 127 mil beneficiários do Fies que estavam com o contrato inadimplente já acessaram o início dos procedimentos da renegociação da dívida estudantil.

Assim, estima-se que pouco mais de R$ 105 milhões em valores atrasados já tenham sido oficialmente pagos pelos estudantes. Os dados levam em consideração o período que durou entre os dias 7 e 30 de março deste ano. Portanto, é provável que o número já tenha crescido desde então.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.