Motoristas entre 70 e 85 anos são pegos de surpresa com a expiração de suas CNHs

Fique de olho nas regras

Os motoristas devem sempre ficar atentos para qualquer atualização referente às suas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação). Afinal, é importantíssimo estar dentro das regras e ter o documento em dia.

Sendo assim, vale destacar que os critérios para os idosos, em especial, podem mudar conforme a localidade.

Desse modo, enquanto alguns países determinam limites de idade para a condução, outros adotam medidas preventivas para a renovação das CNHs.

CNH para os idosos no Brasil

A saber, no Brasil não existe uma idade máxima para que os idosos possam ter acesso à CNH. Contudo, existem medidas para esse grupo com o objetivo de garantir a segurança nas vias.

Dessa forma, está prevista a realização de exames médicos periódicos e a definição de prazos para a renovação do documento.

Ainda mais, cabe reforçar que tivemos algumas modificações importantes nas diretrizes de renovação das CNHs desse público em específico.

Na prática, estabeleceu-se um novo sistema de prazos de validade da CNH, considerando a faixa etária do condutor.

Assim, temos as seguintes regras:

  • Motoristas com menos de 50 anos renovam a cada 10 anos;
  • Aqueles entre 50 e 69 anos renovam a cada 5 anos;
  • Condutores com 70 anos ou mais renovam a cada 3 anos.

Além disso, o processo de renovação da CNH para os idosos requer exames médicos e avaliações psicológicas, com o intuito de garantir que aqueles com idade avançada seguem com aptidão física e mental para conduzir de forma segura.

Então, quando algumas limitações são identificadas, recomenda-se, muitas vezes, prazos de renovação mais curtos para a CNH, para que uma nova avaliação seja realizada em um período breve.

CNH vencida

Em 2024, é essencial que os motoristas, em especial os idosos, estejam plenamente informados sobre as implicações de conduzir um veículo com a CNH vencida.

A saber, a renovação é de fato uma prioridade, e exige atenção redobrada. Afinal, dirigir com a Carteira de Habilitação vencida é classificado como uma infração de natureza gravíssima, acarretando em penalidades financeiras significativas.

Vamos lá! O infrator estará sujeito à uma multa no valor de R$ 293,47, além de ter sete pontos adicionados à sua habilitação, o que pode comprometer a sua licença para dirigir futuramente.

Inclusive, cabe aqui salientar que os condutores têm um período de tolerância de até 30 dias corridos após a data de vencimento da CNH.

Então, não deixe de conferir o seu documento e se certificar de que está ok, para ter prazo de correr atrás da renovação, se for o caso.

Renovação do documento

O processo de renovação é relativamente simples:

Acesse o site do Detran

Antes de tudo, é preciso acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua localidade.

Com isso, você encontrará todas as informações necessárias.

Em suma, uma vez logado e com os dados confirmados, siga as instruções fornecidas para solicitar a renovação da sua CNH.

Este processo geralmente envolve o preenchimento de um formulário online e o pagamento de uma taxa administrativa.

É importante mencionar que, em alguns casos, a renovação da CNH pode exigir a realização de exames médicos e, em determinadas situações, exames toxicológicos.

Por exemplo, em São Paulo (SP), é necessário agendar uma avaliação médica através do site do Detran, e a taxa correspondente é paga diretamente ao profissional responsável pelo exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.