Motivação no fim de ano: Dicas para você!

motivação no fim de ano pode ser bastante diversa quando pensamos no que cada pessoa sente. Alguns podem sentir mais energia ao se depararem com a reta final, enquanto outros podem se sentir mais cansados e menos motivados. De qualquer forma, existem ações que podem nos ajudar a enxergar a situação sob diversas perspectivas, contribuindo com a construção de uma nova visão sobre o fim de ano e sobre tudo o que está por vir em 2023.

Pensando nessa temática, trouxemos algumas considerações que poderão servir de inspiração para você. Vamos juntos?

Como manter a motivação no fim de ano?

Embora não exista forma de manter a motivação no fim de ano, existem ações que podem nos ajudar a fazer aquele balanço de tudo que aconteceu ao longo dos últimos meses, visando analisar o que pode ter sido bom ou ruim e assim absorver algo disso tudo.

A seguir, descrevemos passos que partem dessas premissas. Vamos juntos?

1. Balanço sobre o ano

Fazer um balanço geral de tudo o que foi desenvolvido ao longo do ano é algo realmente interessante. Sentar e pensar sobre cada mudança de rota, cada meta atingida, cada tropeço é algo que pode nos ajudar a enxergar fatores positivos em nossa trajetória. Às vezes, temos a sensação de que passamos o ano estagnados, mas nem percebemos as pequenas e grandes vitórias que atravessaram o nosso caminho.

Por isso, refletir sobre tudo o que vem acontecendo e o que aconteceu é um modo de analisar quais áreas da vida estão indo bem e quais não, buscando motivação para desenvolver o que pode ainda ser melhorado, por exemplo.

2. Comemorar as vitórias atingidas

As vitórias atingidas também podem ser comemoradas quando pensamos em formas de manter a motivação no fim de ano. Pensar sobre aqueles desafios que foram superados ao longo do ano, e as grandes e pequenas mudanças que foram atingidas, são maneiras de perceber a evolução que se construiu nos últimos doze meses, dando um “gás a mais” para finalizar o ano.

3. Estabelecer metas para a reta final

Embora o ano esteja praticamente acabando, ainda temos alguns dias e até semanas pela frente. Logo, pensar em metas que caibam nesse tempo que resta é algo que pode promover a motivação no fim de ano. Por isso, sente e avalie quais medidas podem ser colocadas em prática a partir de agora para atingir novos resultados ainda este ano.

Não estamos falando de mudanças extraordinárias e imensuráveis, mas, sim, de mudanças que ainda cabem, de forma hábil, na reta final do ano, apenas com o propósito de motivar-se ainda mais até acabar 2022.

4. Solicitar feedback de fim de ano

Procure solicitar o feedback de fim de ano, pois ele também pode proporcionar motivação. Afinal, você poderá entender qual foi a sua real transformação e o seu crescimento, além de poder pensar nas mudanças que quer atingir no próximo ano. Tudo isso poderá contribuir para a motivação no fim de ano. Considere essas dicas e invista em você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.