Modernismo Brasileiro: principais autores da segunda geração 

Confira os nomes!

Segunda Geração Modernista: os principais nomes

A segunda geração do Modernismo Brasileiro representa a segunda fase do mencionado movimento literário no Brasil. Ela se inicia no ano de 1930 e termina no ano de 1945. 

Os autores da chamada “geração de 30” são abordados com grande frequência por questões de português e de literatura das principais provas do país, com destaque para as provas dos vestibulares, dos concursos e do ENEM

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre dois dos principais autores da segunda geração modernista. Confira e se prepare para as suas provas!

Segunda Geração Modernista: Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade, membro da segunda geração do Modernismo, é considerado um dos poetas mais importantes de toda a literatura brasileira.

Drummond escreveu a partir de um alto nível de erudição, o que é perceptível em seus textos. Porém, mesmo assim, o autor conseguiu fazer com que as suas poesias atingissem também as classes mais baixas.

Carlos Drummond de Andrade: características

As poesias de Drummond são baseadas nos mais variados temas, o que é uma característica da poesia contemporânea. Em seus textos, podemos perceber diversas mudanças na visão de mundo do autor, que é tanto pessimista como rebelde.

Ainda, devemos ressaltar que é uma publicação da obra Alguma Poesia, escrita por Drummond, que inaugura a geração de 30.

Segunda Geração Modernista: Graciliano Ramos

Graciliano Ramos é um autor extremamente abordado pelas principais provas de todo o país. Dentre as suas principais obras, podemos destacar: Vidas Secas e São Bernardo.

Graciliano Ramos: características

Ramos foi um autor regionalista, retratando a região Nordeste com maior ênfase. Ainda, o autor é conhecido por realizar um trabalho intenso de descrição de seus personagens em todas as suas obras. Podemos destacar, por exemplo, o personagem Fabiano, de Vidas Secas, e o personagem Paulo Honório, protagonista de São Bernardo.

Ainda, Graciliano Ramos se destacou devido à denúncia social realizada em seus textos. O seu estilo narrativo tinha como objetivo demonstrar as injustiças sociais enfrentadas pelos seus personagens. 

Podemos destacar, ainda, que uma das principais características do autor é a criação de discursos enxutos, marcados pelo regionalismo e pela economia verbal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.