Petrobras, ANP e CPRM: parceria objetiva preservar e disseminar conhecimento geocientífico

Petrobras, ANP e CPRM avançam em parceria para instalação dos dois maiores acervos geológicos do país. Confira informações do MME!

Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Petrobras, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) se reuniram, nesta sexta-feira (28/10).

Petrobras, ANP e CPRM: parceria objetiva preservar e disseminar conhecimento geocientífico

O objetivo do encontro foi o acordo para instalação dos dois maiores acervos geológicos de rochas do país (as chamadas “litotecas”) – um no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Caeté (MG), destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

As discussões acontecem no contexto do protocolo de intenções que prevê também a instalação do Centro de Referência em Geociências, com laboratórios de alta performance, e a revitalização do Museu de Ciências da Terra.

Representantes

Segundo informa o Ministério de Minas e Energia (MME), o encontro foi realizado na sede da Petrobras, na capital fluminense, e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, do diretor de relacionamento institucional e sustentabilidade da Petrobras, Rafael Chaves, do diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, do diretor-presidente da SGB-CPRM, Pedro Paulo Mesquita, e do presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy.

O acervo das amostras é de propriedade da União e, atualmente, está sob a guarda da Petrobras. O projeto é fruto de um protocolo de intenções firmado, em 2018, pela Petrobras, SGB-CPRM e ANP, visando a cooperação e o apoio técnico operacional para ampliação do conhecimento geológico aplicado às áreas de petróleo e gás. 

Cooperação

Em 2020, a Petrobras e a SGB-CPRM assinaram termo de cooperação para elaboração dos projetos e construção das litotecas. Em paralelo, as instituições iniciaram o projeto executivo para instalação do Centro de Referência em Geociências, além da reforma e ampliação do Museu de Ciências da Terra, explica o Ministério de Minas e Energia (MME).

Projetos

Os projetos executivos foram concluídos em julho deste ano, o que permitirá o avanço para a próxima fase do protocolo de intenções. Quando construídas, as litotecas deverão abrigar centenas de milhares de amostras de rochas coletadas ao longo de mais de 70 anos de história da exploração e produção de petróleo no Brasil, cobrindo um período que vai desde as primeiras descobertas em terra, até os recentes achados extraídos do pré-sal. 

Investimentos em pesquisas

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o objetivo é contribuir para a disseminação do conhecimento geocientífico para a academia e instituições de pesquisa, além de preservar a memória geológica do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.