Ministro anuncia nova data para o lançamento do Voa Brasil

Programa prevê a liberação de passagens aéreas mais baratas para alguns grupos da sociedade. Voa Brasil já foi adiado algumas vezes

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, voltou a falar sobre o lançamento do programa Voa Brasil. Este é o projeto que prevê a disponibilização de passagens aéreas mais baratas para determinados grupos sociais do país. O programa já foi adiado por ao menos quatro vezes.

Agora, Silvio Costa garante que a situação está normalizada e que o lançamento depende apenas da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, o plano inicial é realizar a entrega do projeto até o final deste mês de março.

“Esse programa a gente espera lançar até o final do mês de março, já foi autorizado pelo presidente Lula. É um programa que, na primeira etapa, vamos atender 21 milhões de aposentados do INSS que ganham até 2 salários mínimos e 700 mil beneficiários do ProUni. A gente espera anunciar esse programa”, disse o ministro.

“É um trabalho de construção coletiva, muito diálogo. O Brasil tem, em média, 18% a 21% de ociosidade nos voos. Então, a gente espera que quando o programa for lançado, esperamos até o final de março, está só dependendo da agenda do presidente Lula, lançando o programa, no mesmo dia, o cidadão brasileiro vai poder acessar o site, vai linkar o destino que ele quer visitar”, completou Silvio Costa Filho.

Redesenho

O programa Voa Brasil foi desenhado pelo ex-ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). Mas logo depois, o presidente Lula realizou uma reforma ministerial e entregou a pasta a Silvio Costa Filho, que acabou assumindo a gestão do programa em questão.

Em entrevista ao Roda Vida nesta segunda-feira (18), Costa Filho disse que a sua gestão redesenhou o programa, e apresentou o projeto ao presidente Lula, que já teria aprovado o modelo em questão.

“Você sabe que tem um baiano nosso, Nizan Guanaes, que diz: ‘O importante não é só o que se diz, é o que as pessoas entendem’. E naquele momento, da forma que foi passada em setores da imprensa e setores da sociedade brasileira, por conta das redes sociais, o povo brasileiro achou que a passagem seria R$ 200. Seria insano a gente desenhar um programa dessa natureza“, afirmou o ministro.

Silvio Costa Filho, no entanto, preferiu não falar sobre quais seriam os preços dos bilhetes do programa Voa Brasil, logo depois desse citado redesenho.

Série de adiamentos do Voa Brasil

Desde que foi anunciado pelo governo, o Voa Brasil já foi adiado ao menos quatro vezes. O Ministério de Portos e Aeroportos avalia que tudo aconteceu por conta de um problema de agenda do ministro, que não pôde estar em Brasília no dia 5 de fevereiro, e nem em nenhum outro dia até o fim do carnaval.

“Por questão de ajuste com a agenda do presidente, vamos ter a data após o Carnaval”, informou o comunicado, sustentando que as agendas de Lula e de Silvio Costa Filho não estão em uma mesma página neste momento.

Ministro anuncia nova data para o lançamento do Voa Brasil
Voa Brasil passou por uma série de adiamentos desde quando era gerido por Márcio França. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Quem poderá participar do Voa Brasil

Nem todos os brasileiros terão o direito de participar do Voa Brasil. De todo modo, o ministro frisou que provavelmente o projeto deverá atender cerca de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Neste primeiro momento, a ideia é atender:

“O que estamos fazendo através da primeira etapa do Voa Brasil é poder elencar segmentos da sociedade”, disse o ministro na entrevista.

As três principais empresas de aviação do Brasil (Latam, Gol e Azul) já teriam confirmado que devem participar do programa. As passagens poderão ser compradas por meio de um site, que ainda não foi oficialmente lançado pelo governo federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.