Ministério da Saúde lança Movimento Nacional pela Vacinação nesta segunda-feira (27)

A medida prevê ações para aumentar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no SUS

O Ministério da Saúde lança nesta segunda-feira (27), o Movimento Nacional pela Vacinação. A medida prevê ações para aumentar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Campanha de Vacinação

O lançamento da campanha está previsto para acontecer em Brasília com a participação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Neste primeiro momento, a imunização contra a Covid-19 será reforçada para os grupos prioritários em todo o país. A campanha de imunização será focada inicialmente nos idosos, indivíduos com comorbidades e pessoas com deficiência.

Uma das prioridades do Ministério da Saúde, chefiado por Nísia Trindade é aumentar os níveis de cobertura vacinal contra a Covid-19 e outras doenças.

Vacinas bivalentes contra a Covid-19

Já a partir desta segunda-feira pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas podem receber a dose de reforço contra a Covid-19 com a versão bivalente dos imunizantes.

As vacinas bivalentes possuem cepas atualizadas contra o coronavírus, com proteção contra a variante Ômicron. Os imunizantes foram aprovados para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro do ano passado.

São dois tipos de vacinas diferentes:

  • Bivalente BA.1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1;
  • Bivalente BA.4/BA.5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA.4/BA.5.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha será dividida em 4 fases. São elas:

  • Fase 1: pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos;
  • Fase 3: gestantes e puérperas;
  • Fase 4: profissionais de saúde.

Vacinação dos Yanomami

Para os indígenas Yanomami, a iniciativa teve início no último sábado (25). O início da campanha foi antecipado no território Yanomami por conta da situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional enfrentada na região.

“Ampliar as coberturas vacinais dos Yanomamis, assim como de todos os indígenas, é prioridade do Ministério da Saúde. Antecipar a ação no território é uma medida para mitigar a grave situação de desassistência em saúde encontrada na região”, destacou o secretário de Saúde Indígena da pasta, Weibe Tapeba.

Aproximadamente 20 mil doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 foram enviadas ao território Yanomami para aumentar a proteção da população indígena. Além disso, o plano de ação emergencial também dispõe de outros imunizantes no Calendário Nacional de Vacinação, como BCG, hepatites, influenza, pneumo, HPV, meningocócica, entre outros.

A ação é realizada em parceria conjunta com a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima e profissionais de saúde da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.