Ministério anuncia novo programa de negociação de dívidas do Fies

Anúncio do novo programa de negociação de dívidas do Fies foi anunciado nesta terça (25) pelo Ministro da Educação.

O Ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE) anunciou no final da manhã desta terça-feira (25), um novo programa. De acordo com ele, o foco do projeto é a negociação das dívidas dos cidadãos que precisam pagar o saldo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Santana revelou que o assunto já está em fase de finalização dentro do Palácio do Planalto.

“Nós já estamos prontos com um projeto de lei – o presidente ainda vai decidir se vai ser uma Medida Provisória ou um projeto de lei – porque o FIES deixou de ser um programa social, para se tornar um programa financeiro”, disse o Ministro.

“O Fies vai voltar a ser um programa social, e vai ter um novo programa de negociação das dívidas, porque grande parte das pessoas estão endividadas. Primeiro pedimos os dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e da Receita Federal para cruzar as informações, porque até aqui a gente não tinha nem a informação sobre a situação do devedor”, explicou Camilo Santana.

“A gente precisa saber se essa pessoa não pagava a dívida porque não queria, ou não pagava porque não podia. Essas informações estão sendo cruzadas para saber se a pessoa está trabalhando, se está no mercado de trabalho. As informações estão sendo cruzadas e em breve estaremos encaminhando ao Congresso Nacional ou um projeto de lei ou uma Medida Provisória”, completou ele.

Novo Fies

Seja por meio de uma MP ou de um PL, o fato é que o Novo Fies que vai ser apresentado pelo Governo Federal deverá ser mais abrangente. Na entrevista concedida à Globo News na manhã desta terça-feira (25), Camilo disse que o MEC entende que vai ser preciso colocar cada vez mais pessoas humildes dentro das universidades privadas.

“É importante as pessoas saberem que 87% das universidades de curso superior do Brasil são privadas. Para a gente atingir as metas do plano nacional de educação nós precisamos colocar os estudantes dentro das universidades privadas para atingir as nossas metas”, seguiu ele.

“Então o financiamento é muito importante para as pessoas carentes. Para as pessoas que se formaram médicos, engenheiros, advogados, por conta do Fies”, seguiu.

Ministério anuncia novo programa de negociação de dívidas do Fies
Camilo Santana deu detalhes sobre o novo Fies. Imagem: Luis Fortes/ MEC.

Descontos 

Esta não é primeira vez que o governo tem a ideia de permitir a negociação das dívidas de cidadãos do Fies. Ainda no ano passado, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu negociações de até 99% de descontos em alguns casos. Na ocasião, usuários do Cadúnico contavam com as melhores condições de negociação da dívida.

Ainda não se sabe, no entanto, como vai funcionar o novo projeto do governo para bancar novas negociações para as pessoas que não negociaram os débitos no ano passado. A avaliação do governo atual é de que quanto mais pessoas estiverem endividadas, menor vai ser a chance de a economia voltar a se desenvolver.

Negociação de dívidas

No intervalo das duas últimas semanas, o Governo Federal lançou dois programas de negociação de dívidas. Na avaliação do Ministério da Fazenda, as medidas poderão ajudar a equilibrar as contas de pouco mais de 70 milhões de brasileiros de todas as regiões do país.

Um destes programas foi o Desenrola. Lançado há pouco mais de uma semana, o projeto está atendendo inicialmente as pessoas que possuem renda per capita de até R$ 20 mil, e que tenham contraído as suas dívidas exclusivamente com bancos até o dia 31 de dezembro do ano passado. Mais de 2 milhões já saíram da inadimplência por este caminho.

O outro projeto lançado pelo Governo Federal foi o Renegocia, que está valendo de fato desde esta última segunda-feira (24). Neste caso, dívidas de todas as naturezas estão sendo negociadas. Tal medida deve funcionar até o dia 11 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.