Ministro dá declaração IMPORTANTE sobre dívidas do Fies; Veja o que foi dito

Segundo declaração de Camilo Santana, ministro da Educação, nesta segunda-feira (6), os estudantes que possuem dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já podem começar a renegociar os débitos nesta terça-feira (7). O processo pode ser feito através das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Sendo assim, o governo federal estima que, no total, 1,24 milhão de universitários (incluindo aqueles que já são graduados) terão a oportunidade de renegociar dívidas com o Fies. É importante destacar que dentre esse total de universitários e pessoas já formadas, 300 mil também são beneficiários inscritos no Cadastro Único, sendo que a dívida total a ser renegociada está estimada em R$ 54 bilhões.

Após reunião no Palácio do Planalto com representantes da Caixa, Banco do Brasil, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Camilo declarou o início da renegociação. O ministro da Educação completou dizendo que o governo deve publicar uma resolução, permitindo que os atendimentos comecem nesta terça-feira (7).

“Na quarta-feira, o presidente sancionou. Quinta foi feriado. Na sexta, foi realizada a reunião do grupo gestor do Fies. […] Era para iniciar hoje, mas vamos aguardar a publicação no DOU [Diário Oficial da União] para que, a partir de amanhã, possa se iniciar o atendimento”, afirmou Camilo Santana.

Como será o atendimento?

De acordo com o ministro da Educação, o atendimento poderá ser feito nas agências mas também via telefone 0800 dos bancos. “Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês”, afirmou.

Ministro dá declaração IMPORTANTE sobre dívidas do Fies; Veja o que foi dito
Ministro dá declaração IMPORTANTE sobre dívidas do Fies; Veja o que foi dito Imagem: CBIC

Segundo informações do governo, a renegociação de dívidas do Fies pode chegar a abater até 99% do valor total devido, e 100% dos juros e multa. No entanto, as condições dependem de vários fatores, como cada contrato específico e as condições do aluno.

“A preocupação do presidente é dar celeridade e urgência para que a gente possa atender esses mais de 1,2 milhão de clientes do Fies que vão ter o direito de renegociar suas dívidas numa situação muito boa, favorável para essas pessoas”, completou Santana.

Leilão da Caixa

A Caixa Econômica Federal está realizando em novembro um leilão de imóveis com descontos de até 95%. No total, 800 imóveis serão oferecidos através do leilão online, espalhados por todas as regiões do Brasil, sendo que os negócios serão divididos em três fases.

A primeira fase deste leilão da Caixa ocorre até o dia 7 de novembro, oferecendo mais de 500 imóveis espalhados entre: Amazonas (5), Pará (10), Alagoas (5), Bahia (5), Ceará (22), Maranhão (2), Paraíba (8), Pernambuco (16), Piauí (4), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (5), Distrito Federal (20), Goiás (64); Mato Grosso do Sul (7), Espírito Santo (2), Minas Gerais (40), Rio de Janeiro (89), São Paulo (85), Paraná (29), Rio Grande do Sul (76) e Santa Catarina (15). Sendo assim, os interessados devem ficar atentos.

A primeira fase do leilão da Caixa se iniciou em novembro, estendendo-se até o dia 7 às 10h. As consultas e lances para os imóveis oferecidos também devem ser realizadas através do site da Fidalgo Leilões. Após o período inicial, as duas próximas etapas do leilão irão ocorrer nos dias 17 de novembro e 5 de dezembro.

Para participar do leilão de imóveis da Caixa, basta que a pessoa física ou jurídica realize um cadastro no site da Fidalgo Leilões, enviando os documentos necessários que são citados no edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.