MInfra: investimentos públicos e privados

Investimentos públicos e privados contribuem para o avanço da infraestrutura como uma questão de Estado. Confira informações do MInfra!

O MInfra (Ministério da Infraestrutura) ressalta que o grande mérito do Governo em suas ações foi o de tratar a infraestrutura como uma questão de Estado, dando continuidade aos empreendimentos e aplicando uma gestão técnica no Ministério e suas vinculadas.  Portanto, o país continua firme na meta de contratar, até o final deste Governo, R$ 250 bilhões em investimentos.

MInfra: investimentos públicos e privados

Nesse contexto, o Brasil possui o maior programa de parcerias de investimentos com a iniciativa privada de sua história. Isso já é uma realidade e está em franca execução. Somente na área de infraestrutura de transporte, já foram realizados 77 leilões/contratos prorrogados (34 aeroportos, seis rodovias, seis ferrovias e 31 arrendamentos portuários).

As desestatizações portuárias

No setor portuário, preparou-se para as desestatizações portuárias incluindo as dos portos de Vitória, São Sebastião, Itajaí e Santos, destaca o MInfra (Ministério da Infraestrutura). Em se tratando de obras, mesmo diante de um cenário de restrição orçamentária, o Ministério está retomando, destravando e entregando obras em todo o país. 

A redução de fretes rumo ao Arco Norte

De acordo com informações oficiais do MInfra (Ministério da Infraestrutura), destaca-se a simbólica conclusão do último segmento da BR-163/PA, obra iniciada na década de 70 que foi finalmente concluída e já trouxe impactos significativos na redução de fretes rumo ao Arco Norte.

A participação do Exército Brasileiro nas obras de construção

Segundo o MInfra (Ministério da Infraestrutura), é importante salientar que o Governo Federal tem fomentado e ampliado a participação do Exército Brasileiro nas obras de construção, agregando sua expertise e competência para a realização de empreendimentos estruturantes, tais como a restauração da BR-135/MA, a adequação da BR-230/PB, a pavimentação da BR-156/AP, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste/BA, o aeroporto de Dourados/MS e a duplicação da BR-116/RS.

Ainda no que tange às obras públicas, diversos exemplos se destacam em todas as regiões do país. Importante destacar que todas essas ações e entregas são fruto de trabalho árduo, expertise e criatividade, destaca o MInfra (Ministério da Infraestrutura). 

Soluções tecnológicas e modernas

Conforme informa o MInfra (Ministério da Infraestrutura), a falta de recursos orçamentários vem sendo contornada com soluções modernas e criativas, que buscam garantir segurança jurídica, ao mesmo tempo que tem o escopo de atrair investimentos privados. 

A modernização de normas e projetos

Nesse sentido, salienta-se que o MInfra (Ministério da Infraestrutura) pôde contar, desde o início da gestão, e graças à liberdade outorgada pelo Governo Federal, com a formação de quadros extremamente técnicos, fato que possibilitou a elaboração de normas e projetos modernos e refinados, com vistas a permitir o fortalecimento institucional e regulatório.

A desburocratização na prestação de serviços

E, por fim, destaca-se o esforço do MInfra (Ministério da Infraestrutura) em desburocratizar a prestação de serviços da pasta, de forma que hoje 100% dos serviços já estão disponíveis aos cidadãos de forma digital, o que permite obter acesso fácil, ágil e menos oneroso, de acordo com documento oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.