Mineração no Brasil: o que pode ser cobrado no ENEM?

Um resumo completo

Mineração no Brasil: tópicos que podem cair no ENEM

Durante parte do período conhecido como “Brasil colônia”, a mineração se tornou uma atividade extremamente lucrativa.

O assunto é abordado com frequência por questões de história do Brasil dentro dos principais vestibulares do país e da prova do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje separou um resumo com tópicos sobre a mineração que podem ser cobrados no ENEM. Confira!

Contexto histórico: o século XVIII

O século XVIII, período em que a mineração enquanto atividade econômica encontrou o seu auge, foi um verdadeiro marco na história do Brasil. Isso porque, foi nesse período em que o país se transformou tanto social como economicamente.

A então colônia sofreu mudanças profundas e os anos que se seguiram foram chamados de o “Século do Ouro”, nos quais a riqueza parecia vir de maneira fácil fazendo com que milhares de portugueses se mudassem para o Brasil em busca de uma nova possibilidade de vida com a mineração.

Fim do ciclo da cana-de-açúcar

O ano de 1654 marca o fim do domínio holandês no Brasil e os engenhos de açúcar do Nordeste do país entraram em decadência, o que afetou fortemente toda a colônia.

Foi então que, a partir da segunda metade do século XVII, os portugueses intensificaram as expedições que visavam explorar o potencial do interior do país, como as bandeiras. Essas seriam, posteriormente, responsáveis pela descoberta de inúmeras reservas de ouro na província de Minas Gerais.

As transformações

Diversas foram as mudanças decorrentes do início do ciclo do ouro e da mineração. Dentre as principais, podemos citar a mudança do polo econômico do Nordeste para o Sudeste. Minas Gerais se tornaria, a partir daquele momento, a principal protagonista da atividade mineradora.

Podemos citar também as mudanças do campo para a cidade, uma vez que a mineração sempre foi uma atividade basicamente urbana. Esse aspecto fez com que importantes cidades surgissem na época, como Vila Rica e Mariana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.