Mindfulness para dormir melhor: como aplicar a técnica?

Aplicar a técnica de mindfulness para dormir melhor pode ser uma excelente ideia para quem busca descansar mais a noite e, assim aumentar a qualidade de vida e o bem-estar de forma geral. Afinal, essa técnica pode ajudar você a manter os pensamentos no presente, focando no momento de descanso e de sono, ao invés de divagar em pensamentos negativos, por exemplo.

Portanto, convidamos você para acompanhar este conteúdo e saber mais sobre essa possibilidade. Vamos lá!

Como aplicar a técnica de mindfulness para dormir melhor?

No começo, pode ser um pouco mais difícil aplicar a técnica de mindfulness para dormir melhor. Isso porque, nos dias atuais, vemos que as pessoas estão cada vez mais aceleradas, pensando apenas no futuro, no que farão depois, e assim por diante. Logo, focar no aqui e agora pode ser algo difícil, por não ser um hábito no dia a dia.

Por isso, é importante persistir nas ações que citamos abaixo, por exemplo, a fim de construir um momento de foco no presente, que propicie maior relaxamento, redução do estresse e da ansiedade, e aumento da qualidade de vida de modo geral. Veja as nossas dicas:

1. Crie um ambiente que seja agradável

Criar um ambiente agradável é o primeiro passo para incluir a técnica de mindfulness para dormir melhor. Você pode optar por arrumar o seu quarto, colocar algum aromatizante para deixá-lo cheiroso, e assim por diante. Escolher uma boa roupa de cama e um bom pijama também ajuda. Tudo isso poderá servir de âncora para o seu cérebro, como veremos nos tópicos seguintes.

2. Observe as sensações na pele

As sensações na pele também devem ser observadas na hora em que você for se deitar. Qual sensação você sente do lençol limpo tocando seu corpo? E do seu pijama favorito aquecendo ou refrescando você? Tudo isso pode ajudar o seu cérebro a perceber as sensações vividas no presente, limpando um pouco a mente daqueles pensamentos invasivos sobre o futuro ou o passado.

3. Cuide da iluminação do quarto

Uma iluminação baixa, antes de dormir, pode criar um clima mais aconchegante e agradável no seu quarto. Experimente deixar uma pequena luz amarela, de um abajur, acesa alguns minutos antes de adormecer. Observe as sombras que ela projeta na parede do seu quarto, veja como essa iluminação é refletida na sua pele, etc. Tudo isso ajuda você a se conectar com os seus sentidos, sendo que são eles os responsáveis por passarem informações do presente para a nossa mente.

4. Estabeleça um foco maior na sua respiração

A nossa respiração também é uma grande âncora na hora de praticar mindfulness para dormir melhor. Respire profundamente, observando as sensações que o seu corpo sente quando o ar entra e preenche os seus pulmões, bem como quando ele sai e esvazia o seu corpo. A respiração é vivida no agora, neste exato momento, por isso, ela pode ser uma fonte de conexão com o presente, reduzindo pensamentos invasivos e ajudando você a relaxar mais para dormir melhor.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você. Bom descanso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.